,

Menos oferta de cartão de crédito? Entenda o aviso dos bancos sobre isso

07/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Menos oferta de cartão de crédito? Para Febraban imposição de limite no juros do rotativo pode trazer consequências para o crédito.

Publicidade

Oferta de cartão de crédito – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) manifestou sua preocupação com a imposição de um limite aos juros no rotativo do cartão de crédito. A argumentação é de que essa medida pode tornar muitos cartões economicamente inviáveis e, por consequência, impactar significativamente a oferta de crédito no Brasil.

Essa preocupação foi apresentada, após a Câmara dos Deputados aprovar um projeto de lei que estabelece um teto para os juros nesta modalidade.

Diminuição da oferta de cartão de crédito

Segundo a Febraban, o cartão de crédito desempenha um papel vital na economia brasileira, representando cerca de 40% do consumo no país.

Contribui, portanto, com aproximadamente 21% do Produto Interno Bruto (PIB).

A imposição, portanto, de limites nos juros do rotativo, de acordo com a entidade, pode acarretar em sérias consequências econômicas para o país.

O projeto aprovado na Câmara estabelece um prazo de 90 dias para que as empresas emissoras de cartões de crédito apresentem regulamentações, que posteriormente serão submetidas à aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Caso não haja regulamentação dentro desse prazo, os juros cobrados no rotativo serão limitados a 100% do valor original da dívida e, não mais, em valores descontrolados que ultrapassam o valor da dívida inicial.

Em nota na última terça-feira (5), a Febraban afirmou o seguinte:

“(…) os juros no rotativo podem tornar uma parcela relevante dos cartões de crédito inviáveis economicamente, afetando a disponibilidade de crédito na economia”.

Febraban promete esforço para dialogar

A Febraban demonstrou confiança de que a indústria de cartões, em colaboração com o governo e o CMN, poderá implementar melhorias substanciais neste setor.

A entidade também planeja manter um diálogo constante com o governo e o Congresso, a fim de abordar o alto custo do crédito no Brasil.

Vale ressaltar que o rotativo do cartão de crédito é a modalidade mais onerosa para os consumidores, apresentando uma média de juros alarmante de 445,7% ao ano em julho, resultando em uma inadimplência de aproximadamente 49,5% e um montante de dívidas que alcança R$ 76 bilhões em todo o país, de acordo com dados do Banco Central.

A questão da regulação dos juros no cartão de crédito continua a ser um tema crucial no cenário econômico brasileiro, com implicações significativas para os consumidores e a indústria financeira como um todo.

Leia mais:

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça