Call us now:
Onde consultar o Pasep? Se você é servidor público, saiba que pode ter direito a este benefício, cujo pagamento iniciou em março e terminará em julho. Ele é pago pelo Banco do Brasil e se volta aos servidores municipais, estaduais e federais.
Para recebê-lo é necessário que o trabalhador preencha algumas regras. Elas, aliás, são as mesmas que se aplicam ao PIS, abono que se volta aos trabalhadores da iniciativa privada.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba mais sobre o Pasep. Assim, confira onde consultá-lo, como fazer o saque do abono salarial e outras informações relevantes sobre o assunto.
Quem tem direito ao Pasep?
Os servidores públicos que, em 2023, tenham ao menos 5 anos de inscrição no Pasep e que no ano de referência (2021) tenham:
- Recebido até 2 salários mínimos mensais (R$ 2.604);
- Prestado serviços por 30 dias ou mais com anotação em carteira de trabalho (CTPS).
Como consultar o Pasep?
A consulta é simples e rápida e pode ser feita sem que o servidor saia de casa. Para isso, então, é possível utilizar os seguintes canais:
- Alô Trabalhador (158);
- Atendimento telefônico BB: 4004-0001 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (Demais regiões);
- Pelo site do Banco do Brasil.
Desse modo, o servidor pode consultar o Pasep e reunir outras informações importantes sobre o abono salarial. Por exemplo, sobre a data de pagamento e o valor que será pago.
Calendário Pasep: Veja datas de liberações
Além de consultar o Pasep, o servidor público pode, desde já, ficar de olho no calendário do abono salarial. Os pagamentos iniciaram no dia 15 de fevereiro e se estendem até o dia 17 de julho.
As liberações seguem o último número da inscrição Pasep de cada servidor. Portanto, basta tê-lo em mãos para, depois, conferir o calendário. Veja as datas:
- 0: 15 de fevereiro;
- 1: 15 de março;
- 2: 17 de abril;
- 3: 17 de abril;
- 4: 15 de maio;
- 5: 15 de maio;
- 6: 15 de junho;
- 7: 15 de junho;
- 8: 17 de julho;
- 9: 17 de julho.
Apesar das liberações terminarem em julho, é possível fazer o saque do benefício até 29 de dezembro. Isto é, até o último dia útil do ano. Contudo, caso o servidor perca o prazo, pode resgatar o benefício nos próximos 5 anos, durante as liberações dos novos abonos.
Como sacar o Pasep?
O Banco do Brasil é o responsável pelo pagamento do abono dos servidores públicos. Dessa maneira, quem for correntista do BB ou tiver uma conta poupança no banco, recebe o valor diretamente por esses canais.
Por outro lado, quem não tiver uma conta no BB pode sacar o benefício, após a liberação, conforme calendário, no guichê de caixa da instituição financeira. Basta, então, apresentar um documento de identidade com foto.
Quer saber mais sobre o abono salarial e suas liberações? Neste caso, acesse o App do Guia. Ali você encontra tudo o que precisa saber sobre este e outros benefícios que se voltam aos trabalhadores brasileiros.