Call us now:
Onde denunciar golpes pelo WhatsApp? – O ambiente virtual é um universo repleto de possibilidades e oportunidades que muitas vezes não são encontradas na “vida real”.
No entanto, existem a necessidade de ter cuidado com o que se encontra na Internet. Isso porque, existem inúmeros tipos de golpistas que tentam enganar pessoas desavisadas em especial no WhatsApp.
E nesses casos, o que fazer para denunciar tentativas de golpes ou até mesmo caso tenha sido vítima de um golpista? Detalhamos o assunto aqui no Guia do Ex-Negativado.
Onde denunciar golpes pelo WhatsApp?
Existem diferentes maneiras de denunciar golpes sofridos no WhatsApp. Entre elas, estão ações como:
- Denunciar usuário ao WhatsApp
Dentro do próprio aplicativo, existe um botão que permite bloquear e denunciar um usuário ao WhatsApp.
- Para isso, abra a conversa com o golpista e clique no ícone de “três pontinhos”, que significa opções;
- Depois, clique em “mais”;
- Na sequência, você verá um botão que diz “denunciar”, podendo ainda bloquear o usuário.
Com a denúncia, as últimas cinco mensagens enviadas por esse contato são encaminhadas para o WhatsApp, que avaliará o caso e poderá tomar medidas para restringir o uso do aplicativo por parte do número cadastrado pelo golpista.
- Denunciar aos seus contatos
Esse é um caso especialmente voltado para quando se é vítima de um caso de roubo de dados ou clonagem de WhatsApp.
Ocorre quando um golpista tenta de passar por você e, assim, enganar parentes ou amigos que estão em sua rede de contatos.
Nesse tipo de situação, o primeiro passo para evitar que outras pessoas sejam vitimadas é avisar ao máximo de pessoas possível em seus contatos de forma rápida.
- Fazer um Boletim de Ocorrência
Além desses dois casos, muito se pergunta sobre onde denunciar golpes pelo WhatsApp para as autoridades.
E nesse caso, é possível fazer um B.O online em qualquer localidade do Brasil.
Todos os estados fornecem uma plataforma virtual para a denúncia de crimes.
Como fazer Boletim de Ocorrência de perfil falso no WhatsApp
Antes de mais nada, é necessário acessar o site da Delegacia Virtual do estado onde o caso ocorreu.
A partir disso, é preciso registrar a ocorrência no site da Polícia explicando o fato com o máximo de detalhes possível.
Deve-se detalhar o dia, a hora, o número do WhatsApp do golpista e explicar o que ocorreu para a denúncia ser feita.
“No dia X hora X o número de whatsapp 4100000000 utlizando minha foto/se passando por mim solicitou depósito de valores para meus contatos”, explica como exemplo a Polícia Civil do Paraná.
A Polícia Civil também recomenda que não troque mensagens com os golpistas, pois aumentará as chances de cair em outra cilada.
É fundamental ter em mãos os seus dados para concluir o Boletim de Ocorrência. A partir disso, basta aguardar a resposta da Polícia.
Há também um número da Polícia Civil para denúncias. É só ligar no 181.
Estão se passando por mim no WhatsApp: o que fazer?
Além de denunciar o caso, é fundamental compartilhar em suas redes sociais e contatos que existe um número se passando por você no WhatsApp.
Saiba também: Existe devolução de dinheiro do cartão de crédito? Fique alerta contra GOLPES
Poste um alerta (em suas redes sociais) e explique que alguém está usando indevidamente seu número e que todos devem ficar atentos.
Recomende que não compartilhem informações pessoais ou financeiras com o suposto “você” no WhatsApp, e que confirmem qualquer solicitação antes de agir.
Essa medida de divulgação serve para proteger você e seus contatos, evitando que caiam em possíveis golpes ou sejam vítimas de fraudes.
Quanto mais pessoas souberem da situação, menos probabilidade haverá de que alguém seja enganado por esse número falso.
A conscientização é uma ferramenta valiosa na luta contra fraudes e atividades ilícitas online.
Quais são os tipos de golpes pelo WhatsApp? Lista dos golpes mais comuns
Existem inúmeros tipos de golpes que são aplicados – ou pelo menos são feitas tentativas – por WhatsApp.
Dentre os mais comuns e que costumam atrair a maior quantidade de vítimas, estão os seguintes:
Phishing
Os golpistas enviam mensagens falsas que parecem ser de uma empresa legítima, como um banco, solicitando informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou dados pessoais.
Golpes de clonagem de conta
Os criminosos obtêm acesso à sua conta do WhatsApp e a clonam em outro dispositivo. Isso pode ser usado para enviar mensagens fraudulentas em seu nome ou acessar suas conversas.
Golpes de verificação de código
Os golpistas solicitam que você forneça o código de verificação que é enviado para o seu número de telefone, alegando que é necessário para uma verificação. Isso permite que eles acessem sua conta.
Golpes de promoção falsa
Você recebe uma mensagem alegando que ganhou um prêmio ou desconto incrível, mas para obtê-lo, precisa fornecer informações pessoais ou clicar em links suspeitos.
- Ransomware
Os golpistas enviam links ou arquivos que, quando abertos, podem infectar seu dispositivo com ransomware (aplicativo malicioso), bloqueando-o e exigindo um resgate para liberar seus arquivos.
- Golpes de namoro online
Criminosos criam perfis falsos em aplicativos de namoro e, após desenvolver uma relação virtual passando para o WhatsApp, pedem dinheiro alegando uma situação de emergência.
Golpes de investimento
Golpistas oferecem oportunidades de investimento falsas com promessas de altos retornos, visando roubar seu dinheiro.
Costuma ocorre em redes sociais, e em alguns casos viraliza também no WhatsApp – como foi o caso do Robô do Pix.
Golpes de sequestro de conta
Nesse caso, criminosos fazem passar por amigos ou familiares em situações de emergência e solicitam dinheiro por transferência.
Golpes de compras online
Os golpistas anunciam produtos ou serviços falsos a preços baixos, coletam dinheiro e nunca entregam o que foi prometido.
Golpes de loteria e heranças
Você recebe mensagens dizendo que ganhou uma loteria ou herdou uma grande quantia de dinheiro, mas precisa pagar taxas adiantadas para acessar os fundos.
Leia também: