Onde fazer prova de vida do INSS em 2023? Ano passado entraram em vigor algumas regras sobre esse procedimento que se volta aos beneficiários da Previdência Social. Por isso, é importante saber o que mudou e como ficou com as novas normas.
O Guia do Ex-Negativado reuniu tudo o que você precisa saber sobre as novidades da comprovação de vida. Aqui você encontra quais são as novas obrigações dos aposentados e demais beneficiários do INSS e como não perder o benefício!
O que é a prova de vida?
Ela corresponde à checagem se os beneficiários do INSS permanecem vivos, a fim de evitar fraudes. Em outras palavras, ela analisa se quem recebe o benefício é o segurado da Previdência Social, e não pessoas que estejam se passando por ele.
O que mudou com a prova de vida em 2023?
Durante a pandemia houve uma série de suspensões da necessidade de comprovação de vida ao INSS. Durante elas, também houve o desenvolvimento das novas diretrizes para o procedimento, a fim de facilitar a vida dos beneficiários da Previdência.
Desse modo, entraram em vigor novas normas que retiram do beneficiário a necessidade de comprovar que está vivo. Agora, então, esta obrigação e tarefa se volta ao próprio INSS.
Ou seja, não há necessidade de que o beneficiário se desloque até a agência bancária onde recebe o benefício para fazer a prova de vida. O INSS faz a comprovação, atualmente, por meios digitais e cruzamento de dados.
Como o INSS vai realizar a prova de vida?
Primeiramente, o INSS faz o cruzamento de dados diversos, relacionados às informações de outras instituições públicas ou privadas que demonstrem que o beneficiário está vivo.
As possibilidades são inúmeras, de modo que hoje a comprovação inclui:
- Perícia médica do INSS;
- Realização de movimentações bancárias com uso de biometria digital (empréstimos, saques, etc.);
- Vacinação no sistema público de saúde;
- Votação nas eleições;
- Declaração de Imposto de Renda;
- Emissão de documentos como RG, CNH, CTPS ou passaporte, etc.
Posso fazer a prova de vida na agência bancária?
Sim, pode. Este é o formato original da comprovação de vida. Contudo, com as novas regras, ela não é mais obrigatória. Afinal, agora é de responsabilidade do INSS realizá-la.
Porém, quem quiser manter a realização do procedimento da maneira tradicional, pode fazê-lo.
Posso ter meu benefício suspenso por ausência de comprovação de vida do INSS?
A princípio, não, pois caso o INSS não reconheça nenhuma das ações acima listadas, que servem como prova de vida, cabe a ele informar ao cidadão a ausência de dados neste sentido.
A partir disso, então, o beneficiário do INSS pode fazer a prova de vida pela biometria digital, dentro do Meu INSS, portal da Previdência Social.
Por outro lado, caso não o faça, cabe ao INSS designar um de seus servidores para ir até a casa do beneficiário e, assim, comprovar se ele está vivo ou não.
Contudo, tenha cuidado! Para que isso seja possível, é imprescindível que seus dados estejam corretos e atualizados no sistema do INSS. Confira-os, então, no Meu INSS e atualize-os se necessário. Em caso contrário, sim, será possível a suspensão do benefício.
Fique por dentro das obrigações e direitos de quem recebe benefícios do INSS. Você encontra tudo sobre o assunto no App do Guia, seu canal gratuito e completo que diariamente traz informações e dicas relevantes para a sua vida. Baixe o aplicativo agora mesmo!