Call us now:
A liberação do PIS/Pasep inicia na próxima semana, mais especificamente no dia 15 de fevereiro. Saber onde sacar o abono salarial, então, é uma forma de se preparar para resgatar o benefício.
Ele se volta tanto para servidores públicos quanto para trabalhadores da iniciativa privada. Enquanto os primeiros recebem o Pasep, os demais são beneficiários do PIS.
Veja hoje, no Guia do Ex-Negativado, qual o valor que cada trabalhador poderá receber de PIS/Pasep, como e onde fazer o saque.
Onde sacar o abono salarial?
Isto depende de qual é o abono que você receberá. Isto é, se o PIS ou o Pasep. O primeiro é gerenciado pela Caixa Econômica Federal (CEF), enquanto o segundo é pago pelo Banco do Brasil (BB).
Onde sacar o PIS
O PIS é o abono salarial dos trabalhadores da iniciativa privada e quem faz o seu pagamento é a CEF. Para isso, ela possui uma série de canais e possibilidades, tais como:
- Conta Caixa;
- Poupança social Caixa Tem;
- Cartão Cidadão.
Quem tem uma conta na CEF receberá o valor automaticamente em conta.
Por outro lado, também é possível recebê-lo no Caixa Tem. Neste caso, o trabalhador pode sacar o abono salarial das seguintes maneiras:
- Nas Lotéricas e representantes Caixa Aqui, com código gerado dentro do app Caixa Tem;
- Nos caixas eletrônicos da CEF, com código gerado no app;
- Uso do valor para pagamentos de contas e compras.
Por fim, outra possibilidade para o saque do PIS é por meio do Cartão Cidadão. Neste caso, é possível sacar o abono salarial nos caixas eletrônicos CEF, Lotéricas e Caixa Aqui.
Em qualquer uma destas situações, o trabalhador deve portar o Cartão Cidadão e a senha numérica. No atendimento presencial, também deve ter um documento de identificação com foto.
Onde sacar o Pasep
Por outro lado, o Pasep é o abono dos servidores públicos e é pago pelo Banco do Brasil. O pagamento é feito de modo automático na conta bancária do trabalhador. Portanto, basta aguardar a data de pagamento e conferir o recebimento dos valores.
Qual o valor que o trabalhador poderá sacar de abono salarial?
O PIS/Pasep se baseia no valor do salário mínimo. Para cada mês de trabalho no ano-base de pagamento, recebe-se 1/12 do piso salarial atualmente vigente no país.
Neste ano, o abono salarial tem como ano-base 2021. Portanto, é preciso analisar quantos meses cada pessoa trabalhou com carteira assinada neste ano.
Quem trabalhou por apenas 1 mês nestas condições tem direito a sacar o abono salarial de R$ 108,50. Por outro lado, quem trabalhou por 12 meses receberá R$ 1.302. Basta multiplicar 108,50 pelo número de meses trabalhados.
Como investir o valor do PIS/Pasep?
Uma ótima maneira de usar o valor do abono salarial é em investimentos. Dessa forma, você o faz trabalhar pelo seu futuro e trazer rendimentos para você.
Para encontrar dicas de investimentos fresquinhas e seguras, conte com o App do Guia. Ele é gratuito e fácil de usar e traz, todos os dias, informações sobre o mundo das finanças e sobre seus direitos.