Órgão emissor do RG: entenda o que é e onde conferir a informação

25/09/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Precisa fazer um cadastro que exige informações do órgão emissor do RG, mas não sabe o que é isso? Confira, hoje, o que é e como encontrar.

Publicidade

Órgão Emissor do RG – É muito comum que em cadastros e inscrições haja a solicitação de números de documentos, como o Registro Geral, assim como informações sobre o órgão emissor do RG. Aprenda onde obter essa informação hoje, 26 de setembro, no Guia do Ex-Negativado.

O que é órgão emissor do RG?

Cada estado possui seu próprio órgão responsável por fazer a emissão do documento de identidade. Afinal, é de competência estadual a geração do Registro Geral e dos documentos de identificação, sejam de primeira ou segunda via.

Portanto, o órgão emissor do seu RG dependerá do estado de origem, onde ele foi emitido. Contudo, não se preocupe, pois é fácil descobrir qual é ele, uma vez que apesar de independentes os estados seguirem uma padronização.

Conheça os principais órgãos emissores de RG

Órgão emissor do RG
Saiba quais são os principais órgãos emissores de RG no país – Foto: Canva

 

Em geral,  o órgão emissor de RG será a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Por exemplo, no Paraná ela é a SSP-PR.

Embora o mais comum seja que a SSP faça a emissão do RG, também existem outros estados que tradicionalmente geram o documento de identificação. São eles:

  • Cartório Civil;
  • Postos de Identificação da Polícia Civil;
  • Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC);
  • Secretaria de Justiça e Trabalho (SJT).

Como saber qual é o órgão que emitiu meu RG?

Isso é bastante fácil! Basta ter seu documento de identidade em mãos. Nele, procure pelo número do Registro Geral, que estará junto a outros dados tais como seu nome e data de nascimento. Ao lado do número do documento, então, estará a informação “Órgão Emissor”.

Consulta do órgão emissor do RG pelo documento digital

O RG Digital também permite a consulta do órgão emissor do documento de identidade. Afinal, ele conta com as mesmas informações que estão presentes no documento físico.

Desse modo, é possível utilizá-lo para consultar dados gerais, inclusive sobre o órgão responsável pela emissão do registro e do documento.

Nesse caso, basta abrir o aplicativo do documento e consultá-lo. Contudo, cabe ressaltar que não são todos os estados que dão acesso ao documento digital.

Até o momento, somente São Paulo, Pará, Paraíba, Alagoas, Goiás e Rio de Janeiro possuem aplicativo próprio para o RG.

Saque do PIS com RG

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça