,

Pagamento retroativo de abono de permanência: Como funciona? Qual valor? Quem recebe?

13/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O pagamento retroativo do abono de permanência é um direito dos servidores públicos que já podem se aposentar voluntariamente. Saiba mais.

Publicidade

O pagamento retroativo do abono de permanência é um direito dos servidores públicos que preenchem os requisitos para se aposentar, mas permanecem trabalhando.

Neste caso, há o pagamento do benefício a partir da data em que o servidor possuía direito a ele, mesmo que haja atraso na solicitação. Com isso, é possível receber uma bolada de uma vez só!

Continue lendo e veja, aqui no Guia do Ex-Negativado, como solicitar as parcelas passadas e como funciona este direito dos servidores públicos.

Quem pode pedir o pagamento retroativo do abono permanência

Somente quem já preencher as regras para se aposentar e que não tenha solicitado o benefício assim que alcançou os requisitos mínimos deste valor adicional.

São eles: o direito de se aposentar voluntariamente, com tempo mínimo de contribuição, e permanecer em atividade após obtê-lo.

Qual e o valor do abono permanência?

Isto varia. O valor é calculado sobre as contribuições mensais do servidor público ao Regime Próprio da Previdência Social.

É como se houvesse uma devolução de tais recolhimentos ao servidor.

Contudo, esta devolução pode ser integral (100% do recolhimento mensal) ou parcial. Cada órgão administrativo possui suas próprias regras em relação a isso.

Como solicitar o pagamento retroativo do abono de permanência?

Existem duas possibilidades. Uma delas se refere ao pedido diretamente no órgão público em que o servidor trabalha. A outra é judicialmente.

Portanto, a dica é o servidor público primeiramente se dirigir à administração do órgão ao qual está vinculado.

Em alguns casos, basta o preenchimento de um formulário e a apresentação de alguns documentos comprobatórios do preenchimento das regras do abono.

Caso haja recusa do pagamento retroativo do benefício, então o servidor deve buscar um advogado para entrar com uma ação para requerer os valores não pagos à época própria.

Leia: Cargo comissionado é servidor público? Entenda o vínculo e os possíveis direitos e benefícios

Conheça outros direitos sociais e trabalhistas existentes no Brasil. Baixe e confira o App do Guia e não deixe passar nenhuma oportunidade financeira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa