Você sabe para que serve o Cartão Cidadão? Ele é um documento que é de direito da população brasileira e que se relaciona com benefícios de diferentes tipos.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja qual é a função do documento, como obtê-lo e o que é possível fazer com ele.
Para que serve o Cartão Cidadão?
Este documento serve para dar acesso a benefícios assistenciais e trabalhistas.
Por exemplo, é possível sacar o Bolsa Família e o Auxílio Gás, bem como o Fundo de Garantia e o PIS (abono salarial).
Portanto, quem tem direito a um destes benefícios pode usar o Cartão Cidadão para resgatá-los.
Ele é compatível com os caixas eletrônicos da Caixa Econômica.
Ainda, o Cartão Cidadão também serve no atendimento presencial em Lotéricas e nos representantes Caixa Tem.
Desse modo, ele nada mais é do que uma facilidade para o saque de benefícios.
Quem pode pedir o Cartão Cidadão?
O documento somente fica disponível para emissão para pessoas que tenham aprovação para receber um benefício.
Isso vale tanto para o Bolsa Família quanto para o PIS e demais verbas trabalhistas.
Como solicitar o Cartão Cidadão?
Para isso, você pode se dirigir até uma agência Caixa Econômica, Lotérica ou unidade Caixa Aqui ou, então, solicitá-lo pelo telefone.
No segundo caso, ligue para 0800 726 0207, disponível de segunda a sexta-feira entre 8h e 21h e, aos sábados, das 10h às 16h.
Tem como pedir o Cartão Cidadão pela internet?
Não. A solicitação é exclusivamente presencial ou telefônica, de modo que não existe pedido online.
Senha Cartão Cidadão
Além de solicitar o cartão, também é preciso cadastrar uma senha. Ao recebê-lo, ligue para o mesmo número em que o requereu.
Então, siga as instruções da ligação para cadastro de senha.
Depois, dirija-se até uma agência CEF ou em suas representantes com um documento de identificação com foto e confirme a senha.
Além disso, lembre-se de desbloquear o Cartão Cidadão para utilizá-lo.
Ele fica disponível para uso no primeiro dia após ao desbloqueio.
Perdi o Cartão Cidadão, o que fazer?
Neste caso, ligue para o número de solicitação do documento, requeira o bloqueio do extraviado e solicite um novo. Então, siga novamente os passos de cadastro de senha e desbloqueio.
Enquanto o documento não chega, saiba que você pode ter acesso aos benefícios por meio do Caixa Tem, poupança social. Nele é possível fazer pagamentos e transferências.
Da mesma forma, é possível usá-lo para compras digitais e presenciais, bem como para o saque de valores.
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