Parcelamento de contas de luz atrasadas: como fazer? Vale a pena? Entenda

16/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Parcelamento de contas de luz atrasadas: como fazer? E vale a pena? Saiba tudo o que precisa antes de parcelar suas contas.

Publicidade

Parcelamento de contas de luz atrasadas – É fato que as faturas de energia elétrica de cada mês são um dos maiores incômodos no orçamento mensal de muitos brasileiros.

Com tarifas que muitos consumidores acreditam que só fazem subir com o passar do tempo, as contas de luz podem, em muitos casos, se tornar uma grande dificuldade. E para isso, é comum que se recorra a parcelamentos.

Nesse texto, o Guia do Ex-Negativado mostra como funciona para parcelar faturas de consumo de energia elétrica diretamente com as empresas responsáveis pelo fornecimento.

Parcelamento de contas de luz atrasadas: como fazer?

Antes de mais nada, é importante destacar que as políticas de cada fornecedora de energia elétrica variam de local para local, por existirem diferentes empresas nos estados.

No entanto, a maioria das concessionárias que fornecem energia elétrica nos estados já oferecem parcelamentos a clientes com contas atrasadas.

Em geral, a forma de parcelar contas é demonstrada através do site ou aplicativo da empresa em questão, podendo optar por cartão de crédito ou boleto bancário para realizar o pagamento das parcelas.

Assim sendo, não existe um passo a passo único para parcelar contas diretamente com as empresas, pois cada plataforma possui suas diferenças.

A recomendação, portanto, é buscar a informação sobre parcelamento diretamente no site da empresa da sua região.

Enel faz parcelamento de contas de luz atrasadas: SP, RJ e CE

Como exemplo, uma das maiores concessionárias de fornecimento de energia elétrica do país, a Enel, possui uma página exclusivamente voltada para quem deseja parcelar suas contas de luz.

A empresa detalha que a opção de parcelamento é válida, por sua vez, para clientes com contas atrasadas por no mínimo 90 dias.

Além disso, é explicado que o cliente deve dar um valor de entrada de 15% do custo total do parcelamento, podendo dividir o restante em sete vezes – com juros.

Veja também:

Vale a pena fazer o parcelamento de contas atrasadas?

Parcelar contas de luz atrasadas pode ser uma solução útil em situações de dificuldade financeira temporária, mas é importante pesar cuidadosamente os prós e contras e considerar sua capacidade de cumprir os termos do parcelamento.

Por exemplo, avalie sua capacidade financeira para pagar a conta antes de parcelá-la.

Observe também se os juros são abusivos, pois pode acabar pagando um valor muito mais alto do que seria pagando à vista.

Continue lendo:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça