,

Parcelamento IPTU atrasado é opção para evitar penhora; saiba como funciona

19/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O parcelamento do IPTU atrasado é uma oportunidade para quem está com o imposto em atraso. Veja quem pode fazer e evite perder o imóvel!

Publicidade

O parcelamento do IPTU atrasado é uma opção para quem está em atraso com o imposto sobre imóveis. Com isso, torna-se possível regularizar a situação e evitar consequências negativas, tais como a penhora do imóvel.

Veja no Guia do Ex-Negativado quem pode fazer o parcelamento, onde é possível solicitá-lo e quais são os riscos em atrasar as parcelas do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Quem pode fazer o parcelamento do IPTU atrasado

De modo geral, todos que estiverem com as parcelas do imposto sobre imóveis em atraso.

Todavia, uma vez que o IPTU é de competência municipal, isso dependerá do município credor do imposto.

Conheça algumas prefeituras que permitem o parcelamento do IPTU atrasado

Hoje a maioria das prefeituras oferece a possibilidade de parcelamento do imposto. Contudo, o modo de solicitação das parcelas e o número delas dependerá, sempre, das regras da prefeitura credora.

Por exemplo, a prefeitura de Porto Alegre permite a solicitação das parcelas pelo WhatsApp, pelo número 5134330156. O atendimento ocorre 24 por dia.

Já na capital paranaense, Curitiba, a solicitação de parcelamento do IPTU atrasado é presencial e é possível dividir as parcelas em atraso em até 90 vezes.

No Rio de Janeiro, por sua vez, a contratação de parcelas se dá pela internet, no portal Carioca Digital. Aqui estão disponíveis até 84 parcelas para a quitação do imposto em atraso.

Em outros municípios a dica é se dirigir até o setor jurídico da prefeitura e solicitar o parcelamento do IPTU atrasado. Desse modo, evite as consequências negativas da dívida em relação a este imposto.

O que acontece ao atrasar o IPTU?

Quem for inadimplente em relação ao pagamento do IPTU corre sérios riscos. Primeiramente, o valor da dívida aumenta pela adição de multas de atraso e juros de mora.

Igualmente, a prefeitura pode promover a inscrição do devedor nos cadastros de inadimplentes, de modo que ele fica com o nome sujo.

Ainda, pode protestar o valor e incluí-lo na dívida ativa.

Por fim, caso o devedor não busque a quitação pelo parcelamento do IPTU atrasado ou de outras maneiras disponíveis, a prefeitura credora pode solicitar a penhora e o leilão do bem para quitação da dívida.

Conheça outras dicas e oportunidades para quitar suas contas e sair das dívidas! Para isso, baixe e acesse o App do Guia e encontre informações e notícias gratuitas, bem como ferramentas para controlar suas despesas.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa