, ,

Parcelamento MEI atrasado: veja o passo a passo e saiba quem pode parcelar a dívida

01/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Parcelamento MEI atrasado: veja o passo a passo e saiba quem pode parcelar a dívida junto à Receita Federal em 2023.

Publicidade

Parcelamento MEI atrasado – Um dos maiores motivos de problemas relacionados ao MEI é quanto ao atraso no pagamento das obrigações mensais, no caso o Documento de Arrecadação do Simples (DAS). 

Ao atrasar o pagamento da única obrigação fiscal, o MEI corre o risco até mesmo de perder a sua inscrição como Pessoa Jurídica e sair da formalidade, mas permanecendo com a dívida junto à União. 

Para evitar maiores problemas, é fundamental saber como pagar em dia e, no caso de atraso, ter a ciência dos riscos e de como realizar o pagamento de forma parcelada. É o que explicamos aqui no Guia do Ex-Negativado. 

Como pagar a DAS mensal? 

O boleto mensal da DAS pode ser encontrado facilmente no site ou app Gov.br, através da área voltada para MEI. 

Ou então, através de aplicativos como MEI, Mais MEI, MEI Fácil e MEI Grátis, que permitem a emissão simplificada do documento de pagamento. 

E como fazer parcelamento de MEI atrasado? 

O serviço de parcelamento é permitido somente através da plataforma oficial do Ministério da Fazenda, pelo site receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional. 

Ao acessar o endereço destacado acima, siga os seguintes passos para conseguir o parcelamento da sua dívida atrasada: 

  • Acesse o site do Simples Nacional utilizando seu código de acesso; 
  • Caso tenha esquecido o código, solicite a alteração de forma simples; 
  • Informe o número do recibo da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ou o número do título de eleitor, se não tiver feito a declaração nos últimos dois anos;  
  • Regularize suas declarações DASN – SIMEI primeiro. Entregue todas as declarações e aguarde 24 horas para a atualização do envio pela Receita Federal; 
  • Caso ainda não tenha enviado suas declaraões anuais do MEI com dívidas atrasadas, tente realizar o parcelamento do MEI atrasado novamente após enviá-las; 
  • No site do Simples Nacional, com o acesso feito, preencha os campos solicitados e clique em “continuar”; 
  • Em seguida, clique em “pedido de parcelamento”; 
  • Confirme a opção de parcelar os débitos não exigíveis para contagem da carência e benefícios previdenciários; 
  • Verifique o resumo do parcelamento, incluindo o valor total consolidado, a quantidade de parcelas e o montante de cada boleto; 
  • Clique em “imprimir recibo” do DAS e efetue o pagamento da primeira prestação do seu parcelamento para validar o processo na Receita Federal. 

Quem pode fazer o parcelamento do MEI atrasado? 

O parcelamento do MEI atrasado do ano corrente não é permitido pela Receita Federal. 

Sendo assim, essa é uma possibilidade voltada exclusivamente para os Microempreendedores Individuais que possuírem dívidas atrasadas do ano anterior para trás. 

Além disso, é necessário que possua CPF regular perante à Receita Federal para proceder com uma negociação com o mesmo órgão. Isto é, sem irregularidades no que diz respeito ao seu Cadastro de Pessoa Física e não como consumidor (nesse caso, não tem relação com a Serasa). 

Leia também: Tem como cadastrar MEI no Auxílio Brasil (Bolsa Família 2023)? Tire suas dúvidas já

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência. 

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia! 

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça