,

Parcelar fatura do cartão diminui score de crédito? Entenda mais sobre isso

19/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

É comum encontrar consumidores com débitos no cartão de crédito. Será que parcelar a fatura do cartão diminui score de crédito? Confira!

Publicidade

Parcelar a fatura do cartão diminui score? – Em um ano marcado pelo maior número de endividados, segundo a Serasa, é comum encontrar consumidores com débitos relacionados ao cartão de crédito. Com isso, também surgem dúvidas frequentes sobre o uso do produto. Por exemplo, será que parcelar a fatura do cartão diminui score de crédito? Confira a seguir no Guia do Ex-Negativado. 

Cartão de crédito é o motivo das dívidas dos brasileiros?

De acordo com levantamento feito pela Serasa, com dados de agosto de 2022, cerca de 68 milhões de consumidores possuem pelo menos uma dívida negativada.

O maior número de dívidas negativadas na praça estão relacionadas justamente ao segmento de bancos e cartões de crédito, que representam 28,8% do total de débitos dos brasileiros em 2022.

Sabemos que o cartão de crédito pode ser a solução para inúmeros casos, mas, se mal administrado, pode gerar o efeito “bola de neve” e se tornar difícil de pagar nos meses seguintes.

Quando devo parcelar fatura do cartão de crédito?

O parcelamento de uma fatura do cartão de crédito deve ser considerado sempre como a última opção para fugir do rotativo – esse segundo deve ser evitado sempre!

Isto porque, ao parcelar sua fatura estará aceitando a cobrança de juros sobre o valor que teria de pagar caso não tivesse atrasado o pagamento.

Esses juros são mais baixos do que o rotativo do cartão de crédito, mas ainda assim podem prejudicar suas finanças.

O parcelamento só deve ser feito quando:

  • Estiver prestes a cair no rotativo, que tem juros de 300% ao ano;
  • Caso precise arcar com gastos inesperados e precise parcelar algum pagamento;
  • Quando a loja cobrar juros mais altos, por uma compra parcelada, do que o próprio parcelamento do cartão.

Parcelar fatura diminui score?

Não há uma resposta certeira para essa afirmação, pois vai depender de como o consumidor irá agir diante de uma nova dívida que foi criada a partir desse parcelamento.

Parcelar a fatura significa dividir uma dívida em vários meses, sendo que caso atrase o pagamento de uma das parcelas sofrerá, sim, redução em seu score de crédito.

Caso pague todas as parcelas em dia dificilmente sofrerá redução em seu score, já que não terá seu CPF negativado.

Entretanto, é uma situação que deve ser evitada devido aos riscos de uma nova dívida em cima desse débito.

Isso porque, caso precise parcelar uma dívida de um parcelamento certamente terá uma negativação e possivelmente uma queda brusca em sua reputação como bom pagador, o que impacta no score.

Como consultar meu score de crédito?

A sua pontuação de crédito pode ser consultada em poucos passos, e gratuitamente, através do aplicativo ou site oficial da Serasa.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça