,

Peguei atestado de horas e não fui trabalhar: posso sofrer punições? Tudo que precisa saber

14/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Peguei atestado de horas e não fui trabalhar, posso sofrer descontos, advertências ou suspensão? Saiba como fica e como funciona.

Publicidade

Peguei atestado de horas e não fui trabalhar, posso sofrer punições? O abono de faltas é um dos assuntos que mais gera dúvidas entre os trabalhadores: afinal, quando é possível se ausentar sem que isso gere problemas?

Em razão disso, o Guia do Ex-Negativado reuniu as respostas sobre as principais dúvidas. Continue a leitura e confira como funciona a ausência ao trabalho e quando isso gera consequências negativas.

Peguei atestado de horas e não fui trabalhar, posso sofrer descontos ou advertência?

Depende. Afinal, o atestado de horas pode abonar apenas um período de ausência do trabalhador ou, então, todo o expediente. Isso dependerá do caso e do que está escrito no documento.

Além disso, não basta ter um documento que indique que você se ausentou do trabalho (em parte ou no todo).

É necessário que o motivo da ausência também tenha previsão em lei.

Estes motivos estão presentes no artigo 473 da CLT.

Dentre eles estão licença por casamento ou falecimento de familiar, assim como afastamento por doença ou por acompanhamento do filho em consulta médica.

Quando posso sofrer desconto ao não trabalhar, mesmo com atestado de horas?

Isso é possível em duas situações: primeiramente, quando se tratar apenas de um atestado de comparecimento que abone a ausência do trabalhador especificamente para um certo número de horas.

Nestes casos, mesmo com atestado de horas não ir trabalhar gera desconto das horas que não foram abonadas pelo documento.

Portanto, é necessário cuidado.

Além disso, o desconto e outras punições podem decorrer da apresentação de um documento de comparecimento que não tenha relação com as situações abonadoras previstas na lei.

Neste caso, a empresa pode aceitar a justificativa do trabalhador e abonar a falta.

Contudo, isso é facultativo, pois ela somente tem obrigação de relevar faltas nas hipóteses previstas na lei.

Confira: Quantas faltas dão justa causa ao trabalhador? Fique de olho em suas faltas sem justificativa

Saiba mais sobre as regras que se aplicam aos contratos de trabalho, conheça seus direitos e benefícios disponíveis. Para isso, baixe agora mesmo e de forma gratuita o App do Guia!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça