Perguntas em entrevista de emprego – Quem está em busca de uma vaga de trabalho também deve se preparar para as possíveis perguntas em entrevista de emprego. Elas costumam se repetir e, portanto, é possível antever algumas.
Com isso, você pode se preparar de melhor forma para a entrevista e, claro, aumentar as suas chances de conquistar o emprego.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja algumas das questões mais comuns nesta fase de seleção de candidatos. Ainda, confira dicas de como respondê-las.
5 possíveis perguntas em entrevista de emprego: prepare-se para conquistar a vaga dos seus sonhos
Em geral, as entrevistas costumam seguir o mesmo padrão. Ainda que a seleção tenha fases diferentes, as perguntas costumam se repetir.
E isto é natural na medida em que a entrevista serve para que o recrutador conheça o candidato, suas características, personalidade e experiências. Por isso, confira as perguntas mais comuns!
Fale-se me sobre você
Ainda que não seja uma pergunta, necessariamente, esta é uma questão bastante comum.
Ela serve tanto para quebrar o gelo quanto para que o recrutador saiba mais sobre o candidato, suas experiências e personalidade.
Nesse caso, traga poucas informações pessoais e foque no profissional.
Por exemplo, você pode falar onde nasceu e lugares em que morou. Depois, focar em informações de formação e experiências acadêmicas.
Não se alongue, somente no caso de perguntas do próprio recrutador que venham a aprofundar algum dos assuntos abordados.
Por que você quer trabalhar na empresa?
Outra das possíveis perguntas da entrevista de emprego se refere à sua visão sobre a empresa e aos seus interesses. Ela também pode se apresentar como “o que atraiu você para a empresa?”.
Nesse caso, o recrutador busca saber como você vê a corporação. Também, se você conhece ao menos um pouco sobre ela.
Por isso, não deixe de pesquisar sobre o empregador antes da fase de entrevistas. Isso é importante e mostra comprometimento.
Quais são os seus defeitos?
Essa é uma das perguntas na entrevista de emprego mais comuns. Primeiramente, resista à tentação de respondê-la com o clichê “sou perfeccionista”, ok?!
Não é isso que o recrutador quer ouvir. Portanto, surpreenda-o com sinceridade. Esse é o momento de demonstrar que você possui autocrítica.
Alguns exemplos de possíveis respostas são: dificuldade de falar em público; timidez; falta de experiência em alguma área; autoestima; volume da voz etc.
Quais são as suas principais qualidades?
Essa também é uma das principais perguntas de uma entrevista de emprego. Afinal, se o recrutador quer saber como você se avalia, quer saber isso para o bem e para o mal.
Aqui, busque não fugir da pergunta. O ideal é que você seja firme, mas sem parecer pretencioso.
Busque qualidades que realmente são importantes para o emprego.
Por exemplo: capacidade de socialização; de trabalho em grupo; simpatia; facilidade de concentração; resolução de conflitos; empatia, adaptabilidade, etc.
Por que você saiu do seu último emprego?
Essa é uma pergunta bastante comum e muito importante. Afinal, o recrutador quer saber mais sobre sua personalidade e, também, como você se comporta em relação aos seus vínculos.
Aqui, muito cuidado: jamais fale mal dos seus ex-empregadores em uma entrevista de emprego. Isso não fica bem e mostra ausência de ética.
Além disso, busque ser sincero quanto ao motivo, mas também não busque se alongar neste tipo de questão. Seja objetivo.
Veja também:
- Trabalhador tem direito a vale alimentação no primeiro mês de trabalho?
- Ainda tem como sacar o abono salarial 2023? Passos e prazos do PIS/Pasep
- O adicional de 1/3 férias é descontado do depois? Entenda já
- Quem tem direito a 40% de insalubridade? Condições que garantem pagamento