PIS não caiu no Caixa Tem? Descubra o que pode ter acontecido e como resolver

Meu PIS não caiu no Caixa Tem” – Após o início da rodada de pagamentos do abono salarial referente ao ano-base 2021, as dúvidas e reclamações sobre atraso ou não recebimento do dinheiro já começam a surgir na Internet. Entenda mais sobre esse caso aqui no Guia do Ex-Negativado.

Quem tem direito a receber o abono salarial Pis?

Antes de mais nada, é necessário entender os requisitos para ter acesso ao pagamento do benefício anual, conferido pelo governo federal.

O abono salarial PIS é um benefício pago aos trabalhadores que atendem a certos critérios de elegibilidade, como:

  • Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base em questão;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o período trabalhado; e
  • Estar cadastrado no Pis/Pasep há cinco anos e ter seu nome na inscrito no e-Social pelo empregador.

Calendário do Pis em 2023

O repasse de valores correspondentes ao abono salarial começou na última quarta-feira (15), para os nascidos nos dois primeiros meses do ano. O cronograma vai até o mês de julho. O dinheiro pode ser retirado até o dia 28 de dezembro de 2023.

  • 15 de fevereiro – nascidos em janeiro e fevereiro;
  • 15 de março – nascidos em março e abril;
  • 17 de abril – nascidos em maio e junho;
  • 15 de maio – nascidos em julho e agosto;
  • 15 de junho – nascidos em setembro e outubro;
  • 17 de julho – nascidos em novembro e dezembro

Por que meu PIS não caiu no Caixa Tem?

Caso você cumpra os critérios listados acima e tenha nascido em um dos meses que já receberam o pagamento no calendário, então é possível que haja um problema interno.

O erro pode ser uma incompatibilidade no sistema cadastral, como por exemplo o que tem resultado em impedimento nos elos PIS/Pasep no aplicativo Meu INSS. Saiba mais sobre esse tema clicando aqui.

Mas caso seus dados estejam corretos no app Meu INSS, então a falha deve constar nos sistema das própria Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo repasse dos valores através do Caixa Tem.

Para resolver, a recomendação principal é de entrar em contato através do serviço Caixa Cidadão, pelo número 0800 726 0207. Ou comparecendo pessoalmente em uma agência do banco.

Quem recebe PIS pelo Caixa Tem?

O benefício é pago através da poupança digital da Caixa somente para os trabalhadores que não possuem nenhum tipo de conta corrente ou poupança ativa na Caixa Econômica Federal.

Caso tenha alguma conta como essas em atividade, o dinheiro será depositado nela e não no Caixa Tem.

Deixe um comentário