,

Por quanto tempo a empresa pode atrasar o FGTS? Existem multas e juros? Fique por dentro

17/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja por quanto tempo a empresa pode atrasar o FGTS e descubra quais são as consequências aos atrasos no recolhimento do Fundo de Garantia.

Publicidade

Por quanto tempo a empresa pode atrasar o FGTS? Os depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço são, ao mesmo tempo, um direito do trabalhador e um dever do empregador.

Quando eles não ocorrem, a empresa empregadora fica em situação irregular. Saiba como funcionam os prazos e qual é a consequência para quem desrespeitá-los, aqui no Guia do Ex-Negativado.

Qual é o prazo para pagamento do FGTS?

De acordo com a lei, o recolhimento do FGTS deve ocorrer até o dia 7 do mês subsequente à prestação de serviços.

Caso ele coincida a dia em que não há atendimento bancário, o pagamento deve ocorrer até o último dia útil que o antecede.

Portanto, o FGTS referente a maio será pago até o dia 7 de junho. Como este dia coincidirá a um sábado, o recolhimento deve ocorrer até a sexta-feira anterior, dia 6.

Por quanto tempo a empresa pode atrasar o FGTS?

Não existe uma tolerância ao atraso do pagamento.

Desse modo, mesmo que ele seja de um dia, incidirão sobre o valor multa e juros que devem ser arcados pelo empregador.

Quais são os direitos do trabalhador em caso de atraso no recolhimento do FGTS?

A jurisprudência entende que em caso de atraso recorrente no recolhimento do Fundo de Garantia o trabalhador pode entrar com um pedido de rescisão indireta do contrato de trabalho.

Geralmente aplica-se o atraso ou o não recolhimento dos valores por três meses.

A rescisão indireta ocorre por uma ação na Justiça do Trabalho e garante os mesmos direitos que a rescisão por dispensa sem justa causa.

Portanto, se a empresa atrasar o FGTS recorrentemente, o trabalhador pode requerer o final do contrato e as seguintes verbas:

  • Aviso prévio indenizado;
  • Guias do seguro-desemprego;
  • Liberação do FGTS e multa de 40% sobre os depósitos feitos ao longo do contrato;
  • 13° salário proporcional;
  • Férias proporcionais e vencidas com adicional de 1/3;
  • Saldo de salário.

Leia: Rescisão indireta tem prazo de 30 dias; entenda com formalizar a quebra contratual

Saiba tudo sobre os seus direitos trabalhistas! Baixe e acompanhe gratuitamente o App do Guia e, assim, tire suas dúvidas e fique por dentro das últimas notícias sobre pagamentos e benefícios.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa