,

Prazo para pagamento de férias em 2023: atenção ao período de recebimento e se organize

21/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A lei estabelece um prazo para o pagamento de férias ao trabalhador. Saiba qual é ele e como funciona a quitação do período de repouso anual.

Publicidade

A lei estabelece prazo para o pagamento de férias do trabalhador a fim de garantir que durante o período de descanso anual ele também tenha recursos à disposição.

Por isso mesmo, o pagamento do período de repouso ocorre antes do seu início. Veja no Guia do Ex-Negativado como ele acontece e qual e até quando deve acontecer.

Qual é o prazo para pagamento de férias em 2023?

O prazo de pagamento do período de repouso anual é de 2 dias antes do início dele.

Ou seja, o trabalhador que sai de férias deve receber a remuneração em no máximo 48 horas antes do início delas.

Assim, um trabalhador que sai de férias na quarta-feira deve recebê-las, no máximo, até a segunda-feira.

Essa determinação legal é de suma importância para garantir que os trabalhadores tenham seus direitos respeitados em relação ao período de descanso anual.

O pagamento antecipado das férias é uma medida protetiva, permitindo que os funcionários tenham o devido tempo para organizar suas finanças e desfrutar plenamente de suas férias com tranquilidade.

Ao receber a remuneração com 48 horas de antecedência, o trabalhador tem a oportunidade de planejar suas atividades e despesas durante o período de repouso.

Com o recurso em mãos é possível programar uma viagem em família, realizar atividades de lazer ou até mesmo investir em cursos e capacitações para aprimoramento profissional.

Pode antecipar férias antes do período aquisitivo? Só é possível em 2 situações específicas

O que acontece se o pagamento das férias não ocorrer dentro do prazo?

A lei não prevê qualquer tipo de punição ao empregador nesta hipótese.

Ainda que antes se estendesse a penalidade do atraso de concessão das férias para essa situação, o Supremo Tribunal Federal entendeu que ela era inconstitucional.

Como funciona o pagamento de férias?

O prazo de pagamento de férias é de 2 dias antes do seu início. Diferentemente do salário mensal, que é pago após o mês de prestação de serviços, aqui os valores se antecipam.

Por exemplo, quem sai de férias no início de agosto receberá a remuneração correspondente em julho mais a de agosto.

Sobre esta última há um pagamento adicional de 33%.

Por isso, é de extrema importância que o trabalhador se organize financeiramente ao sair de férias.

Em caso contrário, poderá gastar o dinheiro recebido sem a quitação das contas e sem o recebimento de um novo salário no início de setembro, considerando nosso exemplo.

Aproveite o pagamento de férias e usufrua do seu período de descanso sem comprometer o orçamento do próximo mês.

No App do Guia você encontra dicas sobre finanças, informações de oportunidades e produtos financeiros e uma planilha gratuita para você anotar suas despesas e rendimentos. Por isso, baixe agora mesmo!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça