Preços das commodities teve mais uma queda registrada no último mês de abril

09/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Conheça as implicações das reduções de preços das commodities e saiba como os setores da economia podem se adaptar ao cenário desafiador.

Publicidade

O último mês de abril marcou mais uma queda nos preços das commodities, conforme revelado pelo Índice de Commodities Brasil (IC-Br) divulgado pelo Banco Central (BC). Essa redução de 0,45% sucede uma variação negativa de 2,84% no mês anterior, consolidando uma sequência de seis meses consecutivos de declínio.

Preços das commodities: indicador tem como referência produtos básicos como os agrícolas, metálicos e energéticos

No período de 12 meses, o IC-Br apresentou uma redução de 13,42%. Esse indicador é construído com base nos preços das commodities agrícolas, metálicas e energéticas convertidos para a moeda nacional.

Em âmbito internacional, o Commodity Research Bureau (CRB) também registrou uma queda de 3,13% em abril e de 9,08% nos últimos 12 meses.

Dentre os subgrupos que compõem o IC-Br, as commodities agropecuárias, englobando produtos como carne bovina, carne suína, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, arroz, café, suco de laranja e cacau, apresentaram uma redução de 0,58% em abril e de 1,65% nos últimos 12 meses.

Já os preços das commodities metálicas, incluindo alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo, níquel, ouro e prata, sofreram uma queda de 0,84% no mês de abril e uma retração expressiva de 22,70% ao longo de 12 meses.

No segmento das commodities energéticas, abrangendo o petróleo Brent, gás natural e carvão, foi observada uma leve retração de 0,01% em abril e uma significativa queda de 33,71% nos últimos 12 meses.

Oportunidades e desafios pela frente

Essa redução nos preços das commodities traz consigo oportunidades e desafios para o mercado brasileiro. Impactando diretamente, por sua vez, diversos setores da economia, como agricultura, mineração e energia.

A queda nos preços pode influenciar os custos de produção, trazendo vantagens para algumas indústrias, mas também desafiando a rentabilidade de outras.

Além disso, essa redução pode ter implicações na inflação e nos investimentos do país.

Em um cenário de flutuações nos preços das commodities, é fundamental que os agentes econômicos estejam atentos e busquem estratégias para enfrentar os desafios e, assim, aproveitar as oportunidades que surgem nesse contexto.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça