Benefício bloqueado: “informe-se com o gestor do seu município”; resolver no prazo é vital

Benefício bloqueado: “informe-se com o gestor do seu município” – Essa mensagem vem tirando o sono de muitos beneficiários do Bolsa Família que tiveram o seu cadastro suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Mensagem: Benefício bloqueado “informe-se com o gestor do seu município”; o que precisa para resolver o problema

Através de SMS e aplicativo do Bolsa Família, vem sendo enviadas mensagens desde o mês de abril para beneficiários que, após novas avaliações, foram identificados como fora dos requisitos.

O público-alvo desse tipo de bloqueio é quem mora sozinho sem fazer parte dos requisitos mínimos do Bolsa Família – que é uma renda mensal no valor de até R$ 218 por mês.

Para solucionar, a única possibilidade é comparecer a um CRAS ou central especializada no Cadastro Único em sua cidade para esclarecer ou atualizar seus dados e comprovar estar apto a receber o benefício.

Mas, atenção, a data limite para realizar essa atualização é 16 de junho. Após essa data, os cadastros que se mantiverem desatualizados serão devidamente cancelados.

Mensagem do Bolsa Família bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício”, informa o governo federal.

A necessidade de atualização do cadastro se faz necessária para que o poder público possa garantir o benefício a quem precisa. É como explicou Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, ao gov.br:

É muito importante que as pessoas que mais precisam, as pessoas mais vulneráveis, e suas famílias, estejam no Cadastro Único com os dados corretos para que os governos estadual, municipal e federal, saibam exatamente quais as necessidades de cada família vulnerável do Brasil“.

Por que está havendo bloqueio de cadastros?

Através do site gov.br, portal oficial do governo, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) explica que está, sim, havendo bloqueios para buscar famílias que realmente precisam do benefício e tirar quem não faz parte dos critérios.

O Governo Federal em parceira com estados e municípios está em busca em todas as regiões do Brasil das famílias que realmente precisam do Bolsa Família. O conjunto de ações envolve ainda a capacitação dos entrevistadores em busca ativa, que consiste na ida dos profissionais da assistência social até a casa das famílias para identificar as suas necessidades”, diz o ministério que tem Wellington Dias como gestor da pasta.

Ainda segundo o governo, houve também a inclusão de 113 mil novas famílias no Bolsa Família em abril.

Veja ainda:

Deixe um comentário