Qual o valor da pensão por morte para esposa? Cálculo mudou tempos atrás e pode variar

13/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O valor da pensão por morte para esposa varia de acordo com uma série de situações. Veja como é o cálculo e saiba quanto poderá receber.

Publicidade

Qual é o valor da pensão por morte para esposa? Este benefício é pago pelo INSS para dependentes de segurado ou aposentado que veio a falecer.

Assim como outros tipos de benefícios previdenciários, ele passou por mudanças em 2019, na Reforma Trabalhista. Com isso, o cálculo do valor pago aos beneficiários mudou.

Para saber como ele é feito e ter uma ideia de quanto você poderá receber enquanto pensionistas, acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja mais sobre o assunto.

Qual é o valor da pensão por morte para esposa?

Antes da Reforma da Previdência o valor das parcelas de pensão correspondia ao à aposentadoria que o cidadão que faleceu recebia até então.

Ou, em caso de segurado ainda não aposentado, a pensão correspondia ao valor que o falecido receberia se obtivesse a aposentadoria por invalidez.

Contudo, isso mudou. Hoje os valores são menores.

A  estipulação do valor da pensão por morte para esposa pode ocorrer de duas formas.

Uma se aplica para falecidos aposentados; outra, para trabalhadores segurados.

Cálculo do pensão de morte: Falecido aposentado pelo INSS

Neste caso, o cálculo ocorre com base no valor da aposentadoria que o cidadão que faleceu recebia do INSS.

Parte-se de 50% dos rendimentos. Para cada pensionista há a soma de 10%.

Portanto, quando há apenas um dependente, como no caso em que apenas a esposa recebe pensão por morte, o valor será de 60% da aposentadoria de quem faleceu.

Todavia, é importante ressaltar que o valor da pensão jamais será inferior a um salário mínimo.

Desse modo, ela garante o piso de R$ 1.320.

Pensão por morte quando falecido não era aposentado

Já no caso em que a pessoa que faleceu era apenas segurada do INSS, o cálculo é mais complexo.

Primeiramente, calcula-se o valor de 60% da média de contribuições feitas ao longo da vida.

Para cada ano de contribuição além do 15°, para mulheres, e do 20°, para homens, soma-se 2%.

Este é o valor que a pessoa falecida receberia caso se aposentasse por incapacidade permanente (invalidez).

Por fim, para determinar o valor da pensão por morte da esposa, aplica-se a regra de 50% e, novamente, soma-se 10% para cada pensionista.

Tempo de pagamento da pensão por morte para esposa varia entre 3 anos e pelo resto da vida

O tempo pagamento de pensão do INSS para cônjuges e companheiros depende da idade eles possuem na ocorrência da morte do aposentado ou segurado da Previdência.

Ele parte de 3 anos, período mínimo de pagamento do valor da pensão por morte para esposa.

Por outro lado, pode ser vitalício. Já para os filhos o pagamento ocorre até os 21 anos ou de modo permanente em caso de deficiência incapacitante.

Confira: Conheça a tabela de idade para receber pensão por morte e a quem se aplica

Fique por dentro das regras que se aplicam aos benefícios do INSS. No App do Guia você encontra informações completas sobre o assunto, bem como dicas e notícias sobre direitos, finanças e muito mais.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça