Quando a pensão está atrasada posso ir na delegacia pedir a prisão do devedor? Entenda

26/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quando a pensão está atrasada posso ir na delegacia para fazer a cobrança e pedir a prisão do devedor? Entenda como funciona e o que fazer!

Publicidade

Minha pensão está atrasada, posso ir na delegacia cobrá-la? Uma das consequências do não pagamento das parcelas de pensão alimentícia é a prisão civil. Este é o único tipo de dívida que pode resultar em detenção, tamanha é a importância dos valores de alimentos.

Mas o que fazer no caso do atraso do pagamento? Como é feita a cobrança dos valores e como ocorre a prisão? Acompanhe o Guia do Ex-Negativado para conhecer as respostas destas questões e saber mais sobre os reflexos da não quitação da pensão alimentícia.

Quando a pensão está atrasada, posso ir na delegacia cobrá-la e pedir a prisão do devedor?

Não, pois não é assim que funciona.

Embora a cobrança dos valores seja um direito do beneficiário da pensão em atraso e a prisão possa decorrer desta dívida, não cabe ao credor ir até uma delegacia para solicitá-la.

Nestes casos, primeiramente o credor deve ajuizar, com assistência de um advogado, uma ação de execução de dívida. Ao fazê-lo, pode escolher entre o rito da penhora e da prisão.

Caso a ação se dê pelo rito da prisão, o juiz responsável pelo procedimento intima o devedor para que pague a dívida em até 3 dias contados da citação.

Somente em caso de não pagamento dos valores em atraso, então, é que a prisão poderá ser decretada.

Ou seja, quando a pensão está atrasada, o credor não deve ir à delegacia.

Afinal, existe um rito que precede a determinação da detenção do devedor e ele não se inicia na delegacia e nem cabe à autoridade policial decidir sobre ela, mas sim ao juiz.

Portanto, o que cabe ao credor é buscar um advogado que atue na área de família para, assim, ajuizar uma ação para a cobrança.

Saiba mais: Quantos dias o pai pode atrasar a pensão? Atenção: atrasos podem levar à prisão

Ação para penhora permite cobrança de número maior de parcelas

Quando a cobrança da pensão atrasada, de forma judicial, ocorre pelo rito da prisão, somente é possível cobrar os 3 últimos meses de atraso.

Portanto, caso o período de atraso seja superior, somente é possível cobrá-lo por meio da ação por penhora.

Neste caso, a Justiça intima o devedor para, também, pagar o valor em até 3 dias. Caso não ele não cumpra com esse dever dentro do prazo, o juiz passa a buscar bens em nome do réu que possam garantir a dívida.

Confira também: O que o pai tem que pagar além da pensão alimentícia? Entenda as obrigações financeiras

Fique por dentro dos seus direitos! Para isso, baixe e acesse o App do Guia!

Ele traz notícias e informações importantes sobre diferentes assuntos que incluem oportunidades de emprego, dicas financeiras, ferramentas para controle de finanças e muito mais. É gratuito, confira!1

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça