,

O que o pai tem que pagar além da pensão alimentícia? Entenda as obrigações financeiras

06/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Você conhece os deveres dos pais? Saiba agora mesmo o que o pai tem que pagar além da pensão alimentícia e como é o cálculo da pensão.

Publicidade

O que o pai tem que pagar além da pensão alimentícia em favor dos filhos? São várias as despesas que decorrem da criação dos filhos e, por isso, os progenitores têm uma série de responsabilidade em relação a eles.

Quando os pais não residem conjuntamente, eles permanecem dividindo a responsabilidade sobre os filhos. É por isso que aquele que não reside com os menores tem a obrigação de pagar a pensão de alimentos.

Confira, portanto, no Guia do Ex-Negativado, como ficam as demais despesas.

O que o pai tem que pagar além da pensão?

A princípio, nada. Afinal, a pensão alimentícia, apesar do nome se referir apenas aos alimentos, engloba todos os gastos necessários para o desenvolvimento saudável da criança ou do adolescente.

Isto é, a pensão de alimentos não se volta apenas para o custeamento da alimentação. Ela também inclui outras despesas, que podem  se referir às seguintes necessidades:

  • Segurança;
  • Transporte;
  • Saúde;
  • Lazer;
  • Vestuário;
  • Educação, etc.

Portanto, a princípio o pai não tem que pagar nada além da pensão. Em caso de mudança das necessidades da criança, cabe, então, o pedido de revisão do valor da pensão de alimentos para que ele fique compatível com as despesas do filho.

Como é o cálculo da pensão de alimentos?

Ao determinar quanto o pai tem que pagar de pensão, o juiz analisa duas questões: as necessidades do pensionista e a capacidade financeira do responsável pelo pagamento da pensão.

Portanto, trata-se da relação entre necessidade x possibilidade. Desse modo, cada caso terá uma análise própria, em que entram em jogo as coisas das quais a criança ou adolescente precisa para seu desenvolvimento e as condições financeiras do pai.

É por esse mesmo motivo, aliás, que não há um valor fixo para a pensão, como uma porcentagem da remuneração do pagante ou do salário mínimo.

Leia também: Quando o filho perde o direito à pensão alimentícia? Existem regras para o início e a para o fim

Conheça mais sobre os direitos e deveres dos pais e dos filhos no App do Guia. Ele reúne, diariamente, informações sobre benefícios, leis, oportunidades de negócios e serviços financeiros. Por isso, nele você encontra tudo o que precisa saber para exercer a cidadania. Baixe-o agora, é gratuito!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça