Quando filhos maiores têm direito à rescisão do pai falecido? Entendendo possibilidades

31/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Filhos maiores têm direito à rescisão do pai falecido em algumas situações, apenas. Veja quais são elas e como funcionam.

Publicidade

Quando o trabalhador falece, as verbas rescisórias se voltam aos seus dependentes habilitados no INSS. Neste sentido, filhos maiores têm direito à rescisão do pai falecido?

Veja, no Guia do Ex-Negativado, quem são os dependentes que podem ser habilitados na Previdência Social e como fica a questão do recebimento dos valores rescisórios.

Filhos maiores têm direito à rescisão do pai falecido?

Depende. Eles tanto podem ter quanto não ter. Afinal, de acordo com a lei, esses valores cabem aos dependentes habilitados perante o INSS.

É isso que dispõe o artigo 1° da Lei 6.858/1980:

Art. 1º – Os valores devidos pelos empregadores aos empregados e os montantes das contas individuais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do Fundo de Participação PIS-PASEP, não recebidos em vida pelos respectivos titulares, serão pagos, em quotas iguais, aos dependentes habilitados perante a Previdência Social ou na forma da legislação específica dos servidores civis e militares, e, na sua falta, aos sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, independentemente de inventário ou arrolamento.

Os filhos maiores têm direito à rescisão do pai falecido, então, quando forem habilitados como dependentes no INSS.

Para isso, eles devem ter menos de 21 anos. Ou, então, incapacidade para o trabalho decorrente de algum tipo de deficiência.

Em caso contrário, a rescisão do pai falecido caberá à cônjuge e aos filhos menores de 21 anos. Inexistindo, passa aos pais e, por fim, aos irmãos.

Para que passe aos pais e irmãos (menores de 21 anos ou incapazes devido à deficiência), contudo, eles também devem ter habilitação como dependentes do falecido no INSS.

Enquanto a dependência de filhos menores, cônjuges e companheiros é presumida, no caso dos irmãos e dos pais é necessário comprová-la.

Inexistência de dependentes com habilitação no INSS dá direito às verbas rescisórias do pai falecido para sucessores

Outra hipótese em que filhos maiores têm direito à rescisão do pai falecido se refere à inexistência de qualquer dependente financeiro.

Isto é, quando não há cônjuge viva, filhos menores de 21 anos ou maiores com deficiência, pais e irmãos.

Para isso, será necessário um alvará para resgate dos valores.

Sua solicitação ocorre diretamente para um juiz. Ela, por sua vez, cabe a um sucessor.

Leia também:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa