Quantas linhas tem a redação do Enem? – Vão acontecer neste domingo, 5 de novembro, e no próximo domingo, 12 de novembro, as duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na véspera da prova, muitos estudantes buscam as últimas informações que podem ser úteis para o dia da primeira prova.
É fundamental destacar que a prova inicial, os candidatos farão questões de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação, esta que é um dos maiores medos dos estudantes.
Abaixo, explicaremos mais detalhes sobre a redação e o que ela deve conter.
Quantas linhas tem a redação do Enem?
A redação do Enem é uma das partes mais importantes da prova e costuma gerar muita ansiedade nos participantes, pois tem um peso significativo na nota final e é avaliada de acordo com critérios específicos.
Quanto à estrutura do texto cobrado pelos avaliadores, é obrigatório que tenha entre 7 e 30 linhas. Nem mais e nem menos do que isso.
Mas, não é só isso que deve se atentar. Muito pelo contrário. Os principais motivos de sucesso, ou insucesso, na redação do Enem 2023 não está em quantas linhas tem o texto, mas sim na estrutura e critérios que devem ser preenchidos.
A redação do Enem 2023 deve ser um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, você deve apresentar uma tese (opinião), argumentos que a sustentem e uma proposta de intervenção para o problema abordado.
A estrutura básica consiste de um texto deste tipo inclui em:
- Introdução: Apresentação do tema, contextualização e tese;
- Desenvolvimento: Exposição dos argumentos e evidências que justifiquem a tese;
- Conclusão: Síntese dos argumentos, reafirmação da tese e apresentação da proposta de intervenção.
Diante do tema que será proposto na prova, os candidatos deverão atender os requisitos cobrados pela banca de avaliadores do Enem 2023.
E, é claro, estar antenado a assuntos que podem virar tema da redação do Enem. É sobre este ponto que abordaremos no tópico seguinte.
- Dívida FIES no Banco do Brasil: aprenda como consultar e renegociar o débito estudantil ainda em 2023
- Inscrição no Sisu: saiba como se inscrever com a nota do Enem neste ano
Possíveis temas da redação do Enem 2023
Os temas da redação do Enem variam a cada ano, abrangendo questões sociais, políticas, culturais e ambientais, geralmente envolvendo situações de interesse público.
Isso porque os temas são escolhidos para estimular a reflexão e a argumentação dos participantes.
Sendo assim, são muitos os possíveis temas da redação do Enem 2023, reforçando a importância de estar preparado para abordar uma variedade de assuntos.
Para 2023, especialistas entendem que é possível que o tema esteja entre esses possíveis assuntos:
- Evasão escolar;
- Impactos da Inteligência Artificial;
- Direitos dos idosos;
- Obesidade;
- Entraves na doação e transplante de órgãos no Brasil;
- Política unificada de pessoas desaparecidas;
- Escalada da violência escolar na sociedade brasileira.
É claro que não há como garantir que um desses temas estará na redação do Enem 2023, mas são possibilidades realísticas levando em consideração o atual panorama do país como um todo.
- XP Educação: Cursos gratuitos, graduação e mais (100% online e sem pagar nada)
- Pagar boleto Fies atrasado: 5 maneiras possíveis e descomplicadas de resolver
Tem como receber nota 1000 na redação do Enem?
Receber uma nota 1000 na redação do Enem está longe de ser uma tarefa simples, pois isso exige um alto nível de domínio da escrita e uma abordagem cuidadosa do tema proposto na prova.
A pontuação da redação pode variar de 0 a 1000 pontos, sendo que notas abaixo de 400 pontos são consideradas insuficientes.
Apesar de a nota 1000 ser um feito alcançado por poucos a cada ano que passa, é possível alcançar uma pontuação expressiva com preparação e atenção aos detalhes.
Como mencionado anteriormente, a redação do Enem é avaliada com base em critérios rígidos e que, portanto, é fundamental conhece-los detalhadamente e garantir que sua redação atenda a todos eles.
As competências incluem a compreensão da proposta, a construção de argumentos sólidos, a coesão textual e a proposta de intervenção. Concentre-se em cada um desses aspectos ao escrever sua redação.
Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar você a buscar a nota 1000 na redação do Enem, ou pelo menos a maior nota possível:
- Estude redações que receberam a nota máxima em edições anteriores do Enem. Isso o ajudará a compreender o que os avaliadores valorizam.
- Mesmo sem esquecer do restante da prova, dedique tempo à fase de planejamento.
- Leia o tema cuidadosamente, identifique a tese que deseja defender e elabore argumentos sólidos para sustentá-la. Organize essas ideias em um esboço antes de começar a escrever.
- Evite divagações e mantenha sua redação focada no tema. Certifique-se de que cada parágrafo contribua para o desenvolvimento do argumento central.
- Outro ponto crucial é reforçar seus argumentos com exemplos concretos e evidências que demonstrem sua compreensão do tema. Isso tornará seus argumentos mais convincentes.
- Por fim, gerencie bem o tempo durante a prova e boa sorte!