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O preço médio dos combustíveis no Brasil sofreu uma nova queda nessa semana, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Então, quanto custa 1 litro de gasolina no Brasil hoje? Confira aqui!
Segundo informa levantamento da ANP, o preço da gasolina no Brasil sofreu queda pela 12ª vez consecutiva no Brasil, depois de ter chegado a ultrapassar a casa dos R$ 8, por litro, em algumas regiões do Brasil em 2022.
Quanto custa 1 litro de gasolina no Brasil hoje?
O preço médio do litro do combustível nesta última semana caiu de R$ 5,04 e passou para R$ 4,97. Portanto, uma redução de 1,39%.
É a primeira vez desde 20 de fevereiro de 2021 que o preço médio do litro de gasolina está abaixo de R$ 5 no país.
Como o Brasil é um país com dimensões continentais, é importante ressaltar que o preço citado pela ANP é uma média dos 26 estados e Distrito Federal e não necessariamente será o mesmo valor em cada um deles.
Como exemplo, há locais em que o preço da gasolina atualmente está em R$ 6,99, sendo este o preço máximo encontrado neste momento.
Preço dos combustíveis em 2022
A gasolina iniciou o ano custando R$ 6,60 em média, por litro, no Brasil. Atingiu o seu “ápice” de preço alto em junho, quando chegou a custar R$ 7,39.
Após subir desordenadamente, passou a cair semana após semana e atualmente está em R$ 4,97.
Já o diesel, no entanto, faz o caminho inverso. Começou o ano com o litro custando R$ 5,43 nos postos de combustíveis.
Também em junho, 1 litro de diesel atingiu a assustadora marca de R$ 7,57 e hoje está em R$ 6,48, valor bem mais alto do que começou 2022.
Já o Etanol é o combustível que mais despencou de preço. Hoje está custando R$ 3,43 e havia iniciado o ano custando cerca de R$ 5,05 por litro.
Queda de preços: o que motivou?
A queda de preços dos combustíveis no Brasil é impacto da limitação do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – adotada pelos estados após projeto que criou um teto para esses impostos para esses produtos.
Antes, alguns estados possuíam alíquota superior a 30%, enquanto o projeto limita entre 17% a 18% a cobrança de impostos sobre gasolina e diesel.
Outros motivos são os cortes de preços promovidos pela Petrobras, que reduziu em 7,08% o preço da gasolina, além da cotação do petróleo no mercado internacional, em queda no último trimestre.