Call us now:
Quanto ganha um jovem aprendiz? – O contrato de aprendizagem é especialmente voltado à inclusão de jovens no mercado de trabalho. Mas quanto ganha um jovem aprendiz em 2022 e quais são os direitos dele?
A lei determina o valor do salário, assim como a jornada e demais direitos do aprendiz. Portanto, conhecê-la é importante para que se garante o cumprimento das regras aplicáveis.
Quanto ganha um jovem aprendiz em 2o22?
O contrato de aprendizagem tem pagamento por hora. Isto é, não há um salário fechado, sendo que a remuneração dependerá do número de horas de trabalho.
Nesse sentido, saiba que a lei permite que o aprendiz trabalhe de 4 a 8 horas. Portanto, o valor da remuneração dependerá do número de horas trabalhadas no mês.
Uma vez que o valor da hora paga ao jovem aprendiz decorre do salário-mínimo, cada hora trabalhada valerá R$ 5,51.
Como funciona a jornada do jovem aprendiz em 2022?
Como dito anteriormente, o aprendiz pode trabalhar entre 4 e 6 horas diárias. Contudo, a escolha não é livre, uma vez que somente alguns podem ter contrato em jornada máxima.
E essa jornada, por sua vez, impacta em quanto ganha um jovem aprendiz em 2022. Assim, veja como funciona:
- Até 6 horas por dia: para todos os aprendizes;
- Até 8 horas por dia: somente para aprendizes que já tenham concluído o ensino fundamental, desde que 2 horas diárias correspondam ao ensino teórico.
Quais são os benefícios aos quais o jovem aprendiz tem direito?
Além da remuneração que varia de acordo com o número de horas do contrato, o jovem aprendiz também ganha vários outros benefícios. Conheça quais são eles.
FGTS
Assim como os demais trabalhadores formais, o aprendiz também tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Todavia, seu pagamento é um pouco diferente.
Enquanto o contrato de emprego garante recolhimento de 8% do salário mensal para FGTS, o de aprendizagem limita a proporção a 2%.
Férias anuais
O jovem aprendiz também tem direito às férias remuneradas anuais, sendo que aqui elas devem necessariamente coincidir com as férias escolares.
13° salário
O jovem aprendiz ganha 13° salário, sendo que o pagamento em 2022 se aproxima. Ele deve acontecer até os dias 30 de novembro e 20 de dezembro.
Anotação em CTPS
O contrato e quanto ganha o jovem aprendiz devem ter anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), pois se trata de uma relação formal de trabalho.
Vale-transporte
A lei também garante ao aprendiz o acesso ao vale-transporte, que custeia seu deslocamento por transporte público coletivo até o local de trabalho.