,

Quanto tempo a empresa pode atrasar as férias? O que diz a lei sobre isso

20/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quanto tempo a empresa pode atrasar o pagamento das férias? Veja como funciona e mudanças recentes neste tema, que afetaram trabalhadores!

Publicidade

Quanto tempo a empresa pode atrasar as férias? A lei estabelece um prazo específico para que o trabalhador receba o valor correspondente ao período de descanso anual. Mas o que acontece em caso de atraso?

Esta é uma questão bastante relevante, especialmente porque passou, recentemente, por uma mudança. Saiba como funciona, o que mudou e quais são as consequências no atraso da quitação das férias. Tudo isso aqui no Guia do Ex-Negativado.

Quando é o pagamento das férias?

De acordo com a lei trabalhista a quitação das férias deve acontecer de modo antecipado.

Isto é, antes do trabalhador se afastar para gozo do período de descanso. O prazo para pagamento é de até 2 dias antes dele começar.

Por quanto tempo a empresa pode atrasar as férias?

A lei estabelece o prazo para pagamento e para concessão das férias aos trabalhadores. Todavia, não prevê consequências negativas em caso de atraso na quitação do período.

O que a CLT prevê em seu artigo 137 é que o atraso na concessão das férias (após 12 meses do final do período aquisitivo) gera necessidade de pagamento em dobro do valor delas.

Em razão disso, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) estendeu o direito de recebimento do valor das férias em dobro quando houvesse atraso no pagamento delas.

A Súmula que previa esta extensão de direitos, contudo, caiu no ano passado.

Em agosto de 2022 o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a previsão do TST era inconstitucional, pois não caberia a ele aumentar a incidência da lei para situações não previstas nela.

Decisão do STF extinguiu pagamento em dobro em caso de atraso na quitação das férias pela empresa

O efeito da decisão foi a anulação das sentenças em sentido contrário (que previam o pagamento em dobro em caso de atraso na quitação) que ainda não tenham transitado em julgado.

Outro efeito corresponde a uma mudança: antes a empresa não podia atrasar o pagamento de férias em sequer um dia.

Hoje, caso atrase, não existe uma previsão legal ou jurisprudencial do período de tolerância ou de consequências para o desrespeito a ele.

Todavia, quem for vítima do atraso no pagamento das férias pode procurar o sindicato da categoria ou o Ministério Público para fazer uma denúncia.

Neste caso, a indicação é que o atraso seja superior a um período ínfimo, isto é, de poucos dias.

O STF anulou o pagamento das férias em dobro em caso de concessão fora do prazo?

Não! A única alteração do STF atingiu as situações em que a empresa pode atrasar as férias.

Aquelas referentes ao tempo correto para conceder o período de descanso não teve qualquer alteração, uma vez que decorre de previsão legal.

Portanto, quem sair de férias somente após 12 meses da aquisição do direito a elas deverá receber o valor correspondente ao período em dobro, inclusive o adicional de 1/3.

Leia também: Férias proporcionais na rescisão: entenda quando há pagamento e como é feito

Fique por dentro dos direitos trabalhistas e benefícios disponíveis aos trabalhadores brasileiros. Para isso, baixe e acompanhe o App do Guia, que reúne notícias e informações sobre estes assuntos e, também, sobre finanças e oportunidades financeiras!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça