Quanto tempo demora a análise do INSS à distância? Atualmente é possível fazer solicitações de benefícios previdenciários pela internet, assim como presencialmente.
Em ambos os casos se aplicam prazos para que o INSS dê resposta ao pedido. Cada tipo de benefício possui seu próprio limite de tempo. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba como funciona.
Quanto tempo demora a análise do INSS à distância?
Isso depende do benefício que foi solicitado. Quanto maior for a urgência dele, menor é o prazo.
Confira quais são os limites temporais para a resposta do INSS:
- Salário-maternidade: 30 dias;
- Aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio doença: 45 dias;
- Auxílio-acidente, pensão por morte e auxílio-reclusão: 60 dias;
- Aposentadorias e Benefício de Prestação Continuada: 90 dias.
Quando os benefícios requerem perícia média o tempo para análise do INSS à distância inicia apenas após a realização dos procedimentos periciais.
Este é o caso do auxílio-acidente e do auxílio doença, assim como do BPC.
Há diferença do prazo do INSS para pedidos online e presenciais?
Não. O tempo que demora a análise do INSS à distância é o mesmo que se aplica à solicitações presenciais, feitas nas agências físicas da Previdência Social.
Quais são os prazos em caso de recurso ou revisão dos benefícios do INSS?
Quando o INSS nega a solicitação de pedido ou concede com valor menor do que aquele que o beneficiário acredita ser o correto, os prazos funcionam de maneira diferente.
Nestes casos, o recurso administrativo tem prazo de resposta de 30 dias. Todavia, cabe ressaltar que o tempo de análise à distância do INSS demora, geralmente, mais do que este limite. Isso decorre das filas de pedidos que se acumulam perante a Previdência Social.
Quando isso acontece, há a possibilidade de ajuizar uma ação de Mandado de Segurança contra o INSS com o objetivo de que ele cumpra com sua obrigação em relação aos prazos.