Quanto tempo demora a análise do INSS à distância? Prazos aplicáveis para cada benefício

13/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba quanto tempo demora a análise do INSS à distância, se há diferença para os pedidos presenciais e o prazo de resposta de cada benefício.

Publicidade

Quanto tempo demora a análise do INSS à distância? Atualmente é possível fazer solicitações de benefícios previdenciários pela internet, assim como presencialmente.

Em ambos os casos se aplicam prazos para que o INSS dê resposta ao pedido. Cada tipo de benefício possui seu próprio limite de tempo. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba como funciona.

Quanto tempo demora a análise do INSS à distância?

Isso depende do benefício que foi solicitado. Quanto maior for a urgência dele, menor é o prazo.

Confira quais são os limites temporais para a resposta do INSS:

  • Salário-maternidade: 30 dias;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio doença: 45 dias;
  • Auxílio-acidente, pensão por morte e auxílio-reclusão: 60 dias;
  • Aposentadorias e Benefício de Prestação Continuada: 90 dias.

Quando os benefícios requerem perícia média o tempo para análise do INSS à distância inicia apenas após a realização dos procedimentos periciais.

Este é o caso do auxílio-acidente e do auxílio doença, assim como do BPC.

Há diferença do prazo do INSS para pedidos online e presenciais?

Não. O tempo que demora a análise do INSS à distância é o mesmo que se aplica à solicitações presenciais, feitas nas agências físicas da Previdência Social.

Quais são os prazos em caso de recurso ou revisão dos benefícios do INSS?

Quando o INSS nega a solicitação de pedido ou concede com valor menor do que aquele que o beneficiário acredita ser o correto, os prazos funcionam de maneira diferente.

Nestes casos, o recurso administrativo tem prazo de resposta de 30 dias. Todavia, cabe ressaltar que o tempo de análise à distância do INSS demora, geralmente, mais do que este limite. Isso decorre das filas de pedidos que se acumulam perante a Previdência Social.

Quando isso acontece, há a possibilidade de ajuizar uma ação de Mandado de Segurança contra o INSS com o objetivo de que ele cumpra com sua obrigação em relação aos prazos.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa