Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família? Entenda o prazo para voltar a receber

29/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família após a apresentação de documentos que comprovem o preenchimento das regras.

Publicidade

Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família? Quem preenche os requisitos do programa de redistribuição de renda, mas foi cortado dele de maneira indevida, pode solicitar o retorno a ele. Para isso, deve buscar o Centro de Atendimento de Referência Social (CRAS) do seu município.

Porém, uma vez que esta é uma importante renda para as famílias que recebem o benefício, o tempo de espera afeta diretamente no sustento familiar. Saiba, no Guia do Ex-Negativado, quanto tempo leva para que os pagamentos retornem.

Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família?

Em caso de bloqueio do benefício, o responsável pelo grupo familiar deve ir até o CRAS para solicitar seu desbloqueio. Para isso, deve apresentar documentos que comprovem que a família preenche as regras do programa.

Depois disso, então, há a análise das informações, o que leva, em média, até 30 dias. Assim, esse é o tempo que leva para que haja uma resposta e a volta da família para o benefício de redistribuição de renda.

Caso esteja tudo certo, a família retorna ao programa e passa a receber valores, novamente, a partir do início do próximo calendário de pagamentos.

Como saber se vai desbloquear o Bolsa Família?

Para isso, é possível acompanhar o aplicativo Bolsa Família. Igualmente, buscar informações no CRAS ou pelo telefone de atendimento 111.

Quais são os requisitos do Bolsa Família?

Para evitar que o seu Bolsa Família sofra bloqueio, é necessário preencher estes requisitos:

  • Renda familiar per capita (por pessoa) de até R$ 218 mensais;
  • Inscrição no Cadastro Único;
  • Atualização do CadÚnico a cada 24 meses, no máximo;
  • Realização do pré-natal por gestantes;
  • Manutenção de crianças e adolescentes na escola;
  • Realização das vacinas previstas no calendário nacional de vacinação.

Portanto, se você perdeu o benefício, mas preenche esses requisitos, pode solicitar ao CRAS para desbloquear o Bolsa Família. Em caso contrário, além do bloqueio é possível que você seja intimado para devolver os valores recebidos indevidamente.

Para saber mais sobre o programa de redistribuição de renda e como recebê-lo, acompanhe o App do Guia. Ali você encontra informações completas e dicas para melhorar sua vida financeira.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça