Quanto tempo tem para cancelar um Pix? Entenda se é possível o ‘estorno’

Quanto tempo tem para cancelar um Pix? – Uma dúvida comum entre os donos de contas bancárias, e que movimentam dinheiro via Pix, é sobre a possibilidade ou não de cancelar um Pix.

Criado pelo Banco Central, o método de transferência de dinheiro já se tornou o mais popular entre os brasileiros, por oferecer agilidade, segurança e praticidade no momento de enviar ou receber alguma quantia.

Mas, afinal, será mesmo que existe um prazo destinado para o cancelamento de uma transação por meio do método de transferências instantâneas?

É o que fomos consultar através de relatos oficiais do Banco Central do Brasil. Confira!

Quanto tempo tem para cancelar um Pix?

Não existe nenhum prazo para interromper o envio de um Pix e muito menos cancelar o envio de uma transferência como esta.

Como citado anteriormente, um dos grandes destaques do Pix é por justamente confirmar a transferência de forma quase que instantânea.

Assim que a transação é confirmada pela conta remetente, em poucos segundos o valor é compensado na conta destinatária.

No entanto, existem diversos passos até a chegada do botão de confirmação do Pix, incluindo a necessidade de inserir a sua senha no aplicativo do banco.

Ou seja, não há como cancelar um Pix depois de feito, mas o usuário pode desistir do envio antes que seja confirmado, podendo voltar ao passo anterior da operação a qualquer momento.

Leia também: Fiz um Pix errado: o que fazer nessa hora?

Tem como recuperar o dinheiro de um Pix errado?

Caso tenha feito o Pix de maneira errada e queira recuperar o valor, então a situação pode ser resolvida de diferentes maneiras.

A mais simples, e recomendada pelo Banco Central, é buscar contato direto com o proprietário da dona na qual o dinheiro foi depositado e solicitar a devolução do valor enviado erroneamente.

Caso não possua contato, ou não tenha conseguido a devolução amigável, a segunda possibilidade é solicitar auxílio por parte do banco da conta que enviou o Pix, que analisará o caso.

Em caso de golpe ou falha de sistema, o usuário pode solicitar a abertura do MED, que é o Mecanismo Especial de Devolução, criado pelo Banco Central apenas para o Pix.

Nesse caso, é preciso registrar o pedido de devolução na sua instituição financeira em até 80 dias após o envio do Pix.

O MED Pix faz uma análise minuciosa da transação para confirmar se houve golpe.

Continue lendo: MED Pix: saiba como pedir devolução de um Pix em caso de golpe ou falhas

Deixe um comentário