,

Quanto tempo tem para cancelar um Pix? Entenda se é possível o ‘estorno’

22/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quanto tempo tem para cancelar um Pix? Entenda se é possível o ‘estorno’ e como fazer pare recuperar um Pix errado

Publicidade

Quanto tempo tem para cancelar um Pix? – Uma dúvida comum entre os donos de contas bancárias, e que movimentam dinheiro via Pix, é sobre a possibilidade ou não de cancelar um Pix.

Criado pelo Banco Central, o método de transferência de dinheiro já se tornou o mais popular entre os brasileiros, por oferecer agilidade, segurança e praticidade no momento de enviar ou receber alguma quantia.

Mas, afinal, será mesmo que existe um prazo destinado para o cancelamento de uma transação por meio do método de transferências instantâneas?

É o que fomos consultar através de relatos oficiais do Banco Central do Brasil. Confira!

Quanto tempo tem para cancelar um Pix?

Não existe nenhum prazo para interromper o envio de um Pix e muito menos cancelar o envio de uma transferência como esta.

Como citado anteriormente, um dos grandes destaques do Pix é por justamente confirmar a transferência de forma quase que instantânea.

Assim que a transação é confirmada pela conta remetente, em poucos segundos o valor é compensado na conta destinatária.

No entanto, existem diversos passos até a chegada do botão de confirmação do Pix, incluindo a necessidade de inserir a sua senha no aplicativo do banco.

Ou seja, não há como cancelar um Pix depois de feito, mas o usuário pode desistir do envio antes que seja confirmado, podendo voltar ao passo anterior da operação a qualquer momento.

Leia também: Fiz um Pix errado: o que fazer nessa hora?

Tem como recuperar o dinheiro de um Pix errado?

Caso tenha feito o Pix de maneira errada e queira recuperar o valor, então a situação pode ser resolvida de diferentes maneiras.

A mais simples, e recomendada pelo Banco Central, é buscar contato direto com o proprietário da dona na qual o dinheiro foi depositado e solicitar a devolução do valor enviado erroneamente.

Caso não possua contato, ou não tenha conseguido a devolução amigável, a segunda possibilidade é solicitar auxílio por parte do banco da conta que enviou o Pix, que analisará o caso.

Em caso de golpe ou falha de sistema, o usuário pode solicitar a abertura do MED, que é o Mecanismo Especial de Devolução, criado pelo Banco Central apenas para o Pix.

Nesse caso, é preciso registrar o pedido de devolução na sua instituição financeira em até 80 dias após o envio do Pix.

O MED Pix faz uma análise minuciosa da transação para confirmar se houve golpe.

Continue lendo: MED Pix: saiba como pedir devolução de um Pix em caso de golpe ou falhas

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa