,

Quanto tempo tenho para sacar o FGTS após demissão? Os prazos que se aplicam

20/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra quanto tempo tenho para sacar o FGTS após demissão e saiba quais prazos se aplicam ao saque-rescisão.

Publicidade

Quanto tempo tenho para sacar o FGTS após demissão? A liberação do Fundo de Garantia na rescisão contratual possui uma série de prazos.

O primeiro deles se refere à disponibilização dele ao saque após a demissão. O outro condiz ao tempo em que ele fica disponível para resgate.

Um terceiro, ainda, diz respeito ao tempo para o valor cair na conta do trabalhador após a solicitação.

Conheça todos esses prazos e conheça melhor as regras para sacar o FGTS no fim do contrato de trabalho. O Guia do Ex-Negativado reuniu as principais informações sobre o tema.

Quanto tempo tenho para sacar o FGTS após a demissão? Liberação, saque e transferência

Como brevemente dito acima, existem três prazos que se aplicam ao Fundo de Garantia quando ele atuar como verba rescisória, decorrente da rescisão sem justa causa ou acordo de dispensa.

Portanto, é necessário conferir cada um deles para entender como ocorre a liberação do saque-rescisão.

Prazo para entrega das guias de seguro-desemprego

Primeiramente, o empregador tem o prazo de 10 dias após a rescisão do contrato de trabalho para informar à Caixa Econômica sobre o ocorrido e, também, para entregar as guias de FGTS ao trabalhador.

A entrega das guias de FGTS ao trabalhador é de extrema importância, pois permite que ele tenha acesso aos valores do seu FGTS.

Elas também permitem que o trabalhador seja informado sobre os demais detalhes do processo de rescisão, como a data do desligamento, valores devidos, entre outros.

Essas informações são necessárias para que o trabalhador possa preencher corretamente os formulários do seguro-desemprego e dar entrada no benefício.

Quanto tempo tenho para sacar o FGTS com as guias após demissão?

Uma vez em posse das guias de Fundo de Garantia o trabalhador possui 30 dias para resgatar o FGTS de rescisão.

Todavia, caso não faça o saque dentro deste prazo, deve contatar o ex-empregador.

Assim, ele expedirá um novo documento para o saque-rescisão, que terá novos 30 dias para acontecer.

Prazo para o FGTS cair na conta bancária do trabalhador

Caso o trabalhador opte pelo saque digital, pelo aplicativo ou portal do FGTS, ele receberá o valor por transferência diretamente em sua conta bancária.

Veja ainda:

Após a solicitação de transferência o valor cai na conta em até 5 dias úteis.

Quer saber mais sobre o FGTS e as possibilidades de sacá-lo? Então baixe e acesse agora mesmo o App do Guia! O aplicativo é gratuito e repleto de informações e dicas sobre direitos e benefícios.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça