,

Tenho quantos dias para dar entrada no seguro-desemprego? Fique de olho nos prazos

23/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra quantos dias são necessários para dar entrada no seguro desemprego e não perca o prazo para solicitar o benefício!

Publicidade

São necessários quantos dias para dar entrada no seguro-desemprego após a rescisão do contrato? A lei estabelece tanto um tempo mínimo para solicitar o benefício quanto um prazo final para isso.

Portanto, quem sofreu dispensa sem justa causa – condição indispensável para receber o benefício – deve ficar atento(a) aos prazos para não perder direito de receber as parcelas.

Confira a partir de quando e até quando é possível solicitar o benefício de desemprego. Também, saiba como pedi-lo em poucos passos, aqui no Guia do Ex-Negativado.

O trabalhador tem quantos dias para dar entrada no seguro desemprego?

De acordo com as regras do benefício para desempregados, a solicitação fica disponível a partir do 7° dia após a demissão, isto é, a rescisão contratual.

Por outro lado, o pedido fica disponível até o 120° dia após a dispensa sem justa causa.

Portanto, são 4 meses para a solicitação e, depois dela, o trabalhador perde direito ao benefício.

Como dar entrada no seguro desemprego?

Após sete dias da dispensa do trabalhador ele pode solicitar o seguro desemprego. A solicitação fica disponível online, de modo que não é necessário sair de casa para fazê-la.

O procedimento é bem simples, basta ter em mãos as guias (entregues junto aos documentos rescisórios) e ficar atento ao prazo de dias para dar entrada no seguro desemprego. Veja como fazer:

  • Entre no aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Faça login com o CPF e a senha do cadastro Gov.br;
  • Clique em “Benefícios”;
  • Ali, encontre “Seguro-desemprego” e clique em “Solicitar”, logo abaixo do nome do benefício;
  • Então, encontre o número presente na guia do seguro e informe-a ao sistema;
  • Por fim, confira as informações em tela, confirme-as e encaminhe a solicitação do benefício.

Você pode acompanhar o pedido, após dar entrada no seguro desemprego, pelo mesmo aplicativo e, assim, saber qual é o status da solicitação. Caso esteja tudo certo o pagamento inicia em 30 dias.

Leia:

Outro aplicativo que você precisa ter no celular é o App do Guia. Ele é gratuito e reúne notícias sobre benefícios, direitos, finanças, oportunidades de renda e muito mais. Baixe e confira agora mesmo!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa