Queimadas na Amazônia: devastação e doenças respiratórias estão associadas

O desmatamento associado ao aumento da temperatura ao longo dos anos, em decorrência das mudanças climáticas, demonstra uma grande vulnerabilidade da floresta amazônica: o fogo. Esse elemento, embora seja comumente utilizado pelos povos indígenas para a caça, coleta de mel, limpeza dos arredores das aldeias e comunicação, também é o responsável pelos incêndios na região, o que consequentemente causa uma devastação intensa nesse território, mas não só isso, as queimadas na floresta amazônica também são as principais causadoras casos de infecções respiratórias e doenças cardiovasculares.

Amazônia Legal

A amazônia legal corresponde engloba aproximadamente engloba a totalidade de nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão), todos banhados pela bacia amazônica.

Um estudo recente mensurou que aproximadamente 15 milhões de casos de infecções respiratórias e doenças cardiovasculares, são causados em decorrência das queimadas florestais.

Esses números são referentes somente às terras indígenas pertencentes a esses territórios. Além disso, o custo com os danos causados ultrapassam a casa dos 10 bilhões.

O impacto dos incêndios na Amazônia na área da saúde

Estima-se que as substâncias nocivas geradas pelos incêndios se espalham por mais 500 km do local onde surgiu a queimada. Além disso, mais de 1700 quilos de poluentes são liberados por ano, isso apenas com os incêndios na Amazônia.

A exposição a tantas substâncias nocivas espalhadas no ambiente leva a necessidade de diversos atendimentos emergenciais devido a adoecimentos crônicos devido a infecções respiratórias.

A importância do combate às queimadas florestais

Manter a integridade das florestas amazônicas é de suma importância, pois, além de evitar destruição ambiental dos biomas, e consequentemente evitar os casos de doenças respiratórias, manter a floresta de pé também é uma forma de absorver os poluentes gerados.

A floresta amazônica na totalidade consegue absorver cerca de 26 mil toneladas de poluentes na atmosfera a cada ano.

Siga-nos:https://news.google.com/publications/CAAqBwgKMNq2vgsw59HVAw?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR:pt-419

Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!

Deixe um comentário