Quem não pode fazer empréstimo consignado? Descubra se você está fora ou dentro

Quem não pode fazer empréstimo consignado? Apesar desta ser uma modalidade de crédito bastante comum e famosa, ela não está disponível a todos os cidadãos. Portanto, existem pessoas que têm impedimento de usá-la.

Nestes casos, então, dependem de outras modalidades de empréstimo que, caso não acompanhem garantia, tendem a ter taxas de juros mais altas. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja quando não é possível apelar ao crédito consignado.

Quem não pode fazer empréstimo consignado?

Em suma, encontra impedimento para a contratação de crédito consignado quem não possuir renda fixa.

Afinal, trata-se de um empréstimo cujo pagamento das parcelas ocorre com desconto automático na remuneração do contratante.

Beneficiários de auxílios temporários do INSS

Quem é beneficiário do INSS, mas não recebe benefício definitivo – como pensão por morte, em alguns casos, e aposentadoria – não pode fazer empréstimo consignado.

Neste caso, o impedimento decorre da temporariedade do auxílio do qual haveria o desconto da parcela doe pagamento do crédito.

Autônomos e MEI

Quem trabalha como autônomo ou é empreendedor e não possui carteira assinada também não pode contratar o crédito consignado.

Afinal, aqui inexiste uma renda fixa, ainda que existam negócios que se repitam de tempos em tempos.

Afinal, quem pode fazer empréstimo consignado?

Podem fazê-lo os aposentados e pensionistas. No caso da aposentadoria por invalidez, é necessário que o beneficiário tenha 60 anos ou mais, quando o benefício se torna definitivo.

Além disso, servidores públicos podem contratar a opção de empréstimo com desconto no salário. Isso também se aplica aos trabalhadores da iniciativa privada.

Todavia, existem bancos que se concentram na concessão apenas para servidores e beneficiários do INSS.

Leia também: Tem como fazer empréstimo no Nubank para negativado? Entenda política de crédito do banco

Quer conhecer as melhores opções de empréstimo disponíveis no mercado? Para isso, baixe e acompanhe o App do Guia. Nele você encontra, além de informações e notícias sobre finanças, dicas e ferramentas financeiras gratuitas para maior controle e melhor uso do seu dinheiro!

Deixe um comentário