Call us now:
Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo? No início do ano ocorreu a suspensão do crédito exclusivo para os beneficiários do programa de redistribuição de renda para sua revisão.
No início deste mês, por outro lado, ocorreu a divulgação de novas regras para o empréstimo consignado exclusivo para esses beneficiários.
Tudo isso faz com que surja a pergunta: o crédito do Bolsa Família foi retomado? O Guia do Ex-Negativado trouxe a resposta dela e de outras questões relevantes. Confira se houve o retorno da modalidade e se é possível contratar outros tipos de empréstimo.
Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo?
Sim, pode. De modo geral, são os bancos que decidem as regras para a contratação de um empréstimo. Geralmente elas incluem renda mínima, a necessidade de ter o nome limpo e outras questões.
Por isso, caso os beneficiários do programa federal preencham as condições impostas pelos bancos, podem contratar empréstimos. Este tipo de operação, portanto, não impede a manutenção do recebimento dos valores do Bolsa Família.
E o empréstimo específico do Bolsa Família? Quem recebe pode fazer?
No ano passado houve o lançamento de um empréstimo exclusivo para os beneficiários do Bolsa Família, que na época assumia o título de Auxílio Brasil.
Contudo, ainda no início deste ano, mais especificamente em 12 de janeiro, a Caixa Econômica suspendeu a modalidade. Ou seja, impediu novas contratações do crédito pelos beneficiários.
Segundo a instituição, a suspensão decorreu pela necessidade de atualização de dados. Igualmente, pela alta taxa de juros aplicada à categoria.
Até o momento, contudo, a categoria não foi retomada. Por isso, quem recebe Bolsa Família não pode fazer o empréstimo Caixa Tem até que a suspensão da modalidade chegue ao fim.
Novas regras do empréstimo do Bolsa Família
No dia 9 de fevereiro de 2023 a Caixa publicou uma portaria com novas regras aplicáveis ao empréstimo do Bolsa Família. Elas trazem mudanças sobre as taxas de juros, prazos e valores contratados.
Segundo as novas regras, o valor contratado não poderá gerar descontos maiores do que 5% do benefício mensal. Antes, as regras permitiam o comprometimento de até 40% da renda familiar.
Além disso, as parcelas foram limitadas e passaram de 24 para 6. Por fim, também ocorreu a limitação dos juros, que passaram de 3,45% por mês para 2,5%.
Apesar da mudança das normas, o empréstimo para quem recebe Bolsa Família ainda não foi retomado. Contudo, caso retorne, ele operará de acordo com estas novas regras.
Para conhecer outras opções de empréstimo e soluções financeiras para poupar e investir, conte com o App do Guia. Nele você encontra, todos os dias, informações quentes sobre seus direitos e finanças!