Call us now:
Quem sai de férias recebe 2 salários de uma só vez? – A lei brasileira garante que todos os trabalhadores possuam, a partir de 12 meses de trabalho, direito a 1 mês de folga anualmente, sem prejuízo à remuneração. O pagamento do período, todavia, tem suas peculiaridades.
Por isso mesmo, ele causa confusão e pode levar à desorganização financeira e causar problemas no orçamento mensal. Desse modo, saber como ele funciona é uma maneira de se precaver contra o descontrole nas finanças.
Continue lendo e veja, no Guia do Ex-Negativado, como e quando ocorre o pagamento de férias. Igualmente, saiba o que o trabalhador recebe ao retornar do período de descanso.
Quem sai de férias recebe 2 salários?
Sim, mas apenas quando o trabalhador dá início ao período de descanso no início do mês e, também tire o período integral de férias (30 dias) de uma só vez.
O que acontece é que o pagamento diz respeito tanto ao trabalho prestado no mês anterior quanto ao período de descanso.
Afinal, o salário é pago somente após a prestação de serviços, até o 5° dia útil do mês subsequente à prestação, enquanto as férias são pagas de maneira antecipada.
Desse modo, quem sai de férias no início de um mês se depara, na sua folha de pagamento, com 2 salários.
Um se refere ao trabalho do mês anterior e o outro ao período de descanso que se inicia.
Controle financeiro é imprescindível durante as férias
Quem sai de férias recebe 2 salários, mas deve ter cuidado, pois ao retornar ao trabalho, não receberá um novo pagamento.
Isso ocorre porque diferentemente da remuneração mensal, o período de descanso tem quitação antecipada.
Uma vez que não houve prestação de serviços durante o mês (em caso de gozo do período integral de férias), também não haverá o pagamento do salário após o retorno do afastamento, eis que ele já foi pago ao trabalhador.
As exceções dizem respeito apenas aos casos em que as férias são divididas em mais de um período.
Por exemplo, quem sai 15 dias de férias e presta outros 15 dias de trabalho recebe meio salário antes do período de descanso e outros 15 dias no mês subsequente.
Leia também: O que é abono de férias? Suas férias podem valer muito mais
O que recebo ao voltar de férias?
Quem gozou de 30 dias de férias não terá salário ao retornar ao trabalho.
Desse modo, apenas receberá valores referentes ao vale transporte e alimentação, por exemplo, que são pagos em razão da prestação de serviço e antes dela.
Quer garantir o controle financeiro durante as férias? Então baixe e acesse o App do Guia!
Nele você encontra gratuitamente informações sobre finanças, oportunidades financeiras e, também, ferramentas para não se perder no orçamento. Portanto, não deixe de usá-lo!