Quem tem direito ao saque-aniversário? Descubra se você é elegível e as regras para sacar

18/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem tem direito ao saque aniversário pode sacar parte do FGTS uma vez ao ano. Confira regras, consequências, restrições e mais.

Publicidade

Quem tem direito ao saque-aniversário pode sacar uma parcela do saldo de Fundo de Garantia uma vez ao ano, a partir do mês de aniversário.

A modalidade de saque do FGTS é uma das mais recentemente criadas. Ela inova ao permitir o acesso do trabalhador ao saldo sem que para isso dependa de situações como a dispensa.

Descubra quem pode aderir a ela e quais são as regras para isso, bem como as consequências. Veja no Guia do Ex-Negativado tudo o que precisa saber sobre este tipo de saque.

Quem tem direito ao saque-aniversário?

Todos os trabalhadores que possuam saldo de Fundo de Garantia e que aderirem à modalidade.

Diferentemente das demais formas de saque do FGTS, que decorrem automaticamente de situações específicas, aqui é necessário se inscrever.

Portanto, é o trabalhador que decide se quer ou não ter acesso a uma parte do saldo de FGTS uma vez ao ano.

Regras do saque-aniversário

Tem direito ao saque aniversário quem se inscrever. Todavia, existem algumas regras importantes que devem ser conhecidas antes de qualquer decisão.

Bloqueio do saque-rescisão

Primeiramente, ao aderir ao saque aniversário o trabalhador altera a sistemática do FGTS. Portanto, ele abre mão do saque-rescisão.

Ou seja, em caso de dispensa sem justa causa ou de acordo rescisório o trabalhador não poderá sacar o saldo do Fundo de Garantia.

Apenas terá acesso à multa rescisória. O restante do dinheiro fica em uma conta inativa, que poderá ser movimentada por meio do saque-aniversário.

Tempo mínimo de permanência

Após se inscrever no saque aniversário o trabalhador não poderá alterar novamente a sistemática do FGTS pelo período de 24 meses.

Em outras palavras, o tempo mínimo de permanência na modalidade é de 2 anos. Somente depois é possível retornar ao saque-rescisão.

Aderi ao saque aniversário; tenho direito de sacar ainda neste ano?

Sim, mas somente caso a adesão ocorra antes do seu aniversário. Em caso contrário, somente terá direito ao saque a partir do próximo ano.

Quem tem direito à antecipação do saque-aniversário?

Todos os trabalhadores que tenham saldo de FGTS correspondente a dois ou mais saques anuais podem antecipá-los por meio do empréstimo do saque aniversário.

Ele possui parcelas anuais e tem desconto diretamente no saldo do Fundo de Garantia. Todavia, este fica bloqueado para uso até a quitação do crédito.

Leia mais:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça