Quem trabalha no feriado tem direito à folga compensatória? Saiba mais sobre isso

Quem trabalha no feriado tem direito à folga compensatória? Como funciona o trabalho no Carnaval? Muitos trabalhadores se frustraram pela necessidade de prestar serviços durante essa festividade tão importante em nosso país. Mas e aí? Tem compensação?

Saiba hoje, no Guia do Ex-Negativado, como fica a prestação de serviços nos feriados. Do mesmo modo, saiba como fica em relação ao Carnaval 2023.

Quem trabalha no feriado tem direito à folga?

A princípio, sim. Segundo a lei, o trabalhador tem direito a uma folga remunerada semanal de 24 horas. Além disso, também deve ter dispensa do trabalho em dias de feriados, sejam eles nacionais ou locais.

Todavia, caso a empresa necessite da prestação de serviços nos feriados, quem trabalhar neles tem direito a receber o labor em dinheiro, como hora extra, ou como folga compensatória.

No primeiro caso as horas de trabalho nos dias de feriados são pagas com adicional de 100%. Por outro lado, também é possível a quem trabalha no feriado ter direito à folga compensatória de 24 horas de descanso. Para isso, ela deve ocorrer na mesma semana do feriado.

Exceções à regra

Em geral, quem trabalha no feriado tem direito à folga compensatória. Contudo, há uma exceção para essa regra. Ela se ilustra nos trabalhadores que prestam serviços em escala 12×36, em que há 12 horas de trabalho alternadas com 36 horas de descanso.

Neste caso, entende-se que as 36 horas de descanso já compensariam o feriado em que houve trabalho. Além disso, como a escala é previamente organizada, o trabalhador goza da folga antes do feriado, em si.

E no carnaval? Quem trabalha no feriado carnavalesco tem direito à folga compensatória?

Aqui a coisa funciona de modo diferente. Afinal, o Carnaval não é um feriado nacional, mas um ponto facultativo. Aliás, ele somente é  reconhecido enquanto feriado no estado do Rio de Janeiro.

Isso significa que no restante do país é o empregador quem decide se haverá ou não expediente de trabalho. Caso tenha e não se refira à vínculo de trabalho no Rio de Janeiro, não há necessidade de compensação.

Por isso, quem trabalha no feriado de Carnaval não tem direito à folga compensatória. A única exceção se refere aos trabalhadores fluminenses, que residem em local onde a festividade coincide a um feriado.

O App do Guia traz tudo o que você precisa saber sobre os seus direitos

Tire suas dúvidas sobre seus direitos trabalhistas e sociais no App do Guia. Ele é gratuito e traz, todos os dias, informações completas para você não perder nada do que está acontecendo no Brasil! Fique de olho!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress