Quem trabalhou em 2019 tem direito ao PIS? Pagamento do abono se estenderá até julho

Quem trabalhou em 2019 tem direito ao PIS? O pagamento do abono salarial começou em março e se estenderá até julho. Até lá, portanto, milhões de trabalhadores receberão o benefício de até um salário mínimo.

Para isso, é necessário que no ano-base do pagamento o trabalhador tenha preenchido alguns requisitos. Continue sua leitura e veja, abaixo, quem tem direito ao abono salarial. O Guia do Ex-Negativado reuniu suas regras e explica como funciona.

Quem trabalhou em 2019 tem direito ao PIS?

Pode ter, embora o ano de 2019 não corresponda ao ano-base de pagamento do abono salarial em 2023. Na verdade, neste ano o PIS/Pasep se volta ao ano de 2021.

Por isso, quem trabalhou em 2019, mas não trabalhou em 2021, não terá direito ao abono. Por outro lado, quem trabalhou em 2019 e 2021 pode ter direito ao PIS.

Quais são as regras para receber o abono salarial em 2023?

Existem algumas regras que devem ser preenchidas para que os trabalhadores tenham direito ao PIS. Primeiramente, é necessário que tenham trabalhado com carteira assinada em 2021. Mas não é só isso.

O tempo de trabalho, assim como a renda e o tempo de inscrição no PIS também impactam o direito de recebê-lo em 2023 ou não. Veja os requisitos:

  • Remuneração, em 2021, de até 2 salários mínimos;
  • Trabalho, em 2021, por pelo menos 30 dias com carteira assinada;
  • Ter, em 2023, inscrição no PIS há 5 anos ou mais;
  • Constar na RAIS.

Dessa forma, quem preencher todos estes requisitos poderá receber o abono salarial em 2023. Em caso contrário, não terá direito ao benefício.

Como consultar o PIS?

Quem trabalhou em 2021 e tem direito ao PIS pode consultá-lo por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Ali é possível encontrar informações sobre o pagamento e o valor.

Como é feito o pagamento do PIS?

Quem tem direito ao PIS pode recebê-lo por depósito em uma conta Caixa ou, então, pela poupança digital Caixa Tem. Além disso, também é possível fazer o saque dele com auxílio do Cartão Cidadão.

Aliás, as liberações dos valores já estão em curso! Veja o calendário PIS/Pasep 2023 referente a 2021 e fique por dentro dos próximos pagamentos.

Ainda tem dúvidas em relação ao pagamento do PIS? Então aproveite e acesse o App do Guia. Ele é gratuito e traz informações completas sobre o abono salarial e outros direitos dos trabalhadores brasileiros. Por isso, conte com ele e fique por dentro do que está acontecendo!

Deixe um comentário