Recebi um Pix errado e gastei, e agora?

09/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Recebi um Pix errado e gastei, posso ser preso por isso? Entenda as consequências disso e o que acontece em caso de transferência errada.

Publicidade

Recebi um Pix errado e gastei o valor. O que fazer agora? Desde o lançamento da modalidade de transferência gratuita de valores muitas situações como essa aconteceram.

Isso acontece, especialmente, porque a transferência é automática. Assim, algum erro na digitação da chave, bem como a não conferência do nome do destinatário, criam cenários como esse.

Porém, quem realizou uma transferência para alguém que não era o destinatário tem direito a reaver este valor.

Como fica, então, para quem já usou esse dinheiro? Há incidência em crime? Entenda e saiba o que fazer.

Confira:

Recebi um Pix errado e gastei o valor, preciso devolver?

Sim. Independentemente de você ter usado ou não o valor que recebeu erroneamente, ele não pertence a você. Por isso, deve ser devolvido ao remetente original, que o transferiu por engano.

Gastei o valor que recebi errado por Pix, cometi um crime?

Depende. De modo geral, esta situação pode ser encarada como apropriação indébita. Afinal, houve o recebimento e o uso de um valor que não lhe cabia.

Contudo, entende-se que somente há a obrigação de devolução caso o remetente a requeira. A recusa dela, então, incidiria em crime.

Em situações em que o remetente não entra em contato e não busca formas de reaver seu dinheiro, entende-se que quem recebeu o valor indevidamente não cometeu o crime.

Porém, ainda assim, o melhor é buscar entender o que aconteceu.

Como devolver um Pix?

A maioria dos aplicativos bancários possui, hoje, um mecanismo para devolução de valores do Pix.

Neste caso, é comum que na área Pix do internet banking ou no extrato bancário haja a opção de devolução.

Dessa maneira, basta fazer uma transferência gratuita para o remetente original.

Por outro lado, caso o seu banco não ofereça essa opção em aplicativo, entre em contato com ele (banco) para saber como proceder.

O que fazer se recebi um Pix errado e gastei o valor?

Quem fez a transferência errônea tem direito a reaver os valores. Por isso, a justificativa de gasto deles não afasta a obrigação de devolvê-los.

Neste caso, então, cabe a quem recebeu os valores encontrar uma forma de obtê-los para proceder à devolução.

Em caso contrário, quem transferiu de maneira errada pode ajuizar uma ação para reaver os valores. Além disso, quem os usou indevidamente pode ser condenado por crime e até mesmo ser preso.

Existe estorno de Pix?

Não. A inexistência do estorno se deve à própria natureza deste tipo de transferência, pois ele afetaria sua segurança.

Porém, os bancos podem suspender a operação ao verificarem que a transferência foge do perfil de transações que o cliente geralmente realiza.

Além disso, é possível entrar em contato com o seu banco para que ele tente resolver a situação de transferência errada junto à outra instituição bancária.

Leia ainda:

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa