,

Essas áreas e competências estão em alta para recém-formados segundo o LinkedIn

12/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O LinkedIn registra uma queda de 15% na taxa de contratação no Brasil em janeiro, de acordo com relatório divulgado hoje. Saiba como.

Publicidade

A taxa de contratação no Brasil pelo LinkedIn registrou uma queda de 15% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme revelado em um relatório divulgado pela plataforma. A análise considerou usuários que atualizaram seus perfis com novos empregos, oferecendo um panorama das tendências do mercado de trabalho.

Diante da conjuntura pós-pandemia, com incertezas econômicas e mudanças nos modelos de trabalho, o LinkedIn decidiu lançar o “Guia Para Recém-Formados 2023”.

O objetivo, por sua vez, é auxiliar jovens profissionais a enfrentar os desafios do mercado atual. Fornecendo, portanto, informações relevantes sobre as áreas e indústrias com maior crescimento nas contratações entre recém-formados.

As áreas em crescimento para recém-formados e as competências necessárias

De acordo com o relatório, funções ligadas à educação, área jurídica e serviços sociais e comunitários tiveram um crescimento significativo nas contratações de recém-formados com diploma de bacharel.

Já na indústria, os setores de petróleo, gás e mineração se destacaram, com empresas como Raízen, Vale e CSN liderando as contratações.

Para aqueles que possuem MBA, a agricultura, pecuária e silvicultura foram as áreas de destaque, com empresas como Syngenta, Corteva Agriscience e AgroGalaxy como principais empregadoras.

Competências mais úteis

Além das áreas em alta, o relatório também enfatizou as competências mais requisitadas em vagas de nível iniciante e intermediário.

No que tange às competências técnicas, habilidades analíticas e conhecimentos em Microsoft Excel foram amplamente mencionados em oportunidades de nível de entrada.

Outro ponto relevante destacado pelo relatório é a crescente valorização das “soft skills” no mercado de trabalho.

Soft skills tem a ver com as competências comportamentais (como o profissional lida com suas demandas internas e com os outros ao redor).

Nesse sentido, competências como empatia, resiliência e flexibilidade têm sido cada vez mais requisitadas pelos empregadores, ao lado das tradicionais “hard skills” (competências técnicas como cursos, especializações etc.).

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com milhões de usuários conectados globalmente.

A plataforma oferece recursos e ferramentas para auxiliar profissionais em suas carreiras, desde a busca por oportunidades de emprego até a ampliação de sua rede de contatos e aprimoramento de habilidades.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa