Call us now:
O pagamento do seu financiamento estudantil está em atraso? Pois saiba que está aberto o prazo para renegociação, perfeito para que você resolva sua dívida no Fies. Para saber as regras, quem pode usá-lo e como fazer acompanhe o Guia do Ex-Negativado hoje, 14 de setembro, e tire suas dúvidas.
Renegociação do Fies: quem pode usar?
A renegociação das parcelas do financiamento estudantil está disponível para quem firmou o contrato com o Fies até o segundo semestre de 2017.
Além disso, a renegociação permite que quem está em atraso resolve sua dívida no Fies. Por outro lado, quem está em dia com as parcelas também pode encontrar benefícios e descontos para quitar o financiamento.
Quais são as condições para renegociar sua dívida no Fies?
Como dito acima, existem opções tanto para quem está em atraso com as parcelas quanto para quem está em dia. As condições – que se revelam em parcelamentos e descontos – variam de acordo com a situação.
Para isso, houve a criação de alguns grupos de acordo com suas característica exclusivas. Veja, nos itens abaixo, as opções para que você resolva sua dívida no Fies.
Débitos que completaram 90 dias de atraso após 31 de dezembro
Nesse caso existem duas opções para resolver sua dívida no Fies:
- 12% de desconto no saldo devedor + 100% de desconto nos encargos para pagamento à vista;
- 100% de desconto nas taxas de atraso para pagamentos em até 150 vezes.
Atrasos que completaram 360 dias depois de 31 de dezembro de 2021
Por outro lado, quem já possui 360 dias de atraso no pagamento do financiamento estudantil também possui condições especiais para resolver a dívida. Confira quais são:
- 77% de desconto no valor da dívida (incluindo taxas e encargos) para pagamentos à vista;
- Parcelamento em até 15 vezes com correção das parcelas de acordo com a taxa Selic.
Condições especiais
Estudantes que possuam inscrição no Cadastro Único e que tenham sido beneficiados pelo Auxílio Emergencial em 2021 contam com condições especiais de resolução de dívidas no financiamento estudantil.
São duas situações: atrasos até 5 anos ou superiores a este prazo. Confira as condições.
Atraso entre 1 e 5 anos
Nesse caso é possível fazer o pagamento à vista com desconto de 92% no valor total ou, então, parcelar o saldo devedor em até 15 vezes com correção das parcelas pela taxa Selic.
Atraso superior a 5 anos
Nesse caso, é possível que você resolva sua dívida com o Fies com o pagamento à vista, com desconto de 99% ou, então, em parcelas de até 15 vezes.
Quem não está em atraso com o Fies também tem vantagens
Por fim, saiba que a renegociação não está disponível somente para quem está em atraso com o pagamento das parcelas. Ela também é uma opção para quem está em dia.
Nesse caso, é possível pagar a vista o valor restante para a quitação do contrato com desconto de 12%.
Resolva a dívida do Fies sem sair de casa; veja como fazer
Para isso o estudante deve recorrer ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica, bancos que fazem o financiamento estudantil. O atendimento é digital. Veja o que fazer em cada caso:
- Dívida no BB: baixe e acesse o aplicativo do banco; depois, clique em “Soluções de Dívidas”;
- CEF: baixe e instale o app Fies Caixa e clique na opção de “Renegociação do Fies”.
Caso exista alguma proposta para a sua situação, então, clique sobre ela e siga os passos em tela. Desse modo você tem a chance de resolver a dívida do Fies de uma vez por todas!