Resultado de benefício por incapacidade pode ser consultado sem sair de casa

O resultado do pedido de benefício por incapacidade depende, basicamente, de duas coisas. Primeiramente, que o trabalhador cumpra com a carência do auxílio requerido. Em segundo lugar, que haja o reconhecimento da incapacidade (temporária ou não) em perícia médica.

A resposta final à solicitação fica disponível no portal Meu INSS. Por isso, o cidadão que a fez pode acompanhar o trâmite do pedido sem sair de casa. Veja, no Guia do Ex-Negativado, como fazer e conheça os prazos de resposta da Previdência Social.

Como saber o resultado de benefício por incapacidade?

Para isso, utilize o Meu INSS. Você pode, desde logo, acompanhar o resultado da perícia. Afinal, ele é quem encaminha a resposta da solicitação para o “sim” ou para o “não”.

Também, caso a tramitação do pedido tenha chegado ao fim, você pode descobrir ali o resultado final. Veja como fazer:

  • Acesse o Meu INSS pelo aplicativo ou site;
  • Entre no portal com o CPF e a senha de cadastro;
  • Então, dentro da aba “Outros serviços” clique em “Resultado de Benefício por Incapacidade“. Ali você encontrará dados da perícia e, também, da concessão do benefício.

Qual é o prazo do INSS para dar o resultado de pedido de benefício por incapacidade?

A princípio, o INSS possui 45 dias para analisar e conceder os benefícios referentes à incapacidade, seja ela permanente ou provisória. Entram, aqui, o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.

O auxílio-acidente, por outro lado, tem prazo de 60 dias.

Porém, cuidado! Esses prazos somente começam a contar após a realização da perícia médica do INSS.

Ela, por sua vez, deve ocorrer em até 30 dias após a solicitação de benefício pelo segurado da Previdência Social.

Quando sai o resultado da perícia médica do INSS?

O resultado da perícia de benefício por incapacidade permanente ou temporária sai no mesmo dia em que o procedimento ocorrer.

Os peritos devem disponibilizar, no Meu INSS, o resultado até as 21 horas.

O que acontecer se o INSS negar o pedido?

Neste caso, o segurado tem uma série de opções. Por exemplo, recorrer administrativamente perante o próprio INSS. Ou, então, judicialmente, contestando o resultado do benefício por incapacidade por meio de uma ação na Justiça Federal.

Leia também: Como ser aprovado na perícia médica do INSS? Conheça 4 erros para evitar e obter aprovação

Conheça seus direitos enquanto segurado do INSS no App do Guia. O aplicativo é gratuito e também reúne dicas sobre seus direitos trabalhistas e sociais, bem como de oportunidades financeiras. Faça o download e conheça!

Deixe um comentário