,

Retroativo Bolsa Família 2023 é pago para quem? Saiba se você tem direito a receber

11/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Retroativo Bolsa Família 2023 é pago para quem? Saiba se você tem direito a receber o valor do benefício após ter sido cortado do programa.

Publicidade

Retroativo Bolsa Família 2023 – Muitas perguntas são feitas frequentemente acerca do Bolsa Família, em especial no que tange à questão do bloqueio e do desbloqueio do benefício social.

Em 2023, o governo Lula (PT) publicamente já fez afirmações que desde o início do ano está realizando procedimentos minuciosos para analisar cadastros e suspender aqueles que foram aprovados indevidamente em 2022.

Contudo, alguns desses casos de cadastros bloqueados foram indevidos e os beneficiários podem voltar a receber com uma atualização no cadastro. Mas e o dinheiro que ficou sem receber nos meses anteriores? É sobre isso que falaremos aqui no Guia do Ex-Negativado.

Retroativo Bolsa Família 2023: quem tem direito a receber?

Famílias que tiveram seus benefícios suspensos para análise através do rigoroso processo do governo têm o direito a receber pagamentos retroativos, desde que estejam aderentes às regras do programa.

Isto é, o retroativo do Bolsa Família 2023 é pago somente para quem teve o cadastro suspenso de forma indevida pelo governo federal e, após a atualização dos dados, foi confirmado que a família possui direito ao benefício.

Para que isso seja concretizado, é necessário que a inscrição junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) seja regularizada.

Famílias que tiveram seus pagamentos interrompidos recebem notificações para comparecer ao CRAS com o intuito de resolver sua situação.

Caso voltem a ser aprovadas, poderão receber o retroativo referente aos meses que ficaram suspensas indevidamente, caso o Ministério do Desenvolvimento conclua que tenha havido erro na análise anterior.

Como atualizar o cadastro do Bolsa Família no CRAS?

O cadastro do Bolsa Família, na verdade, é a sua inscrição no CadÚnico.

Com base nas informações passadas pelo cidadão no Cadastro Único, o Governo pode definir se há ou não direito a receber algum tipo de benefício social, como o Bolsa Família.

Sendo assim, é necessário comparecer a um CRAS na sua cidade para solicitar a atualização cadastral, informando se houve mudança de renda, de moradia ou na composição familiar.

O processo de atualização é essencial para evitar interrupções nos benefícios a que as famílias têm direito.

Mantendo as informações atualizadas, os beneficiários garantem que a assistência chegue a quem dela necessita de forma contínua e eficiente.

Saiba mais detalhes sobre o CadÚnico abaixo:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça