,

Retroativo do Bolsa Família é devido a famílias prejudicadas por bloqueios indevidos

27/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O retroativo do Bolsa Família deve ser pago em breve. Veja quem tem direito e como acompanhar a liberação das parcelas passadas.

Publicidade

Quem tem direito ao retroativo do Bolsa Família? O bloqueio de pagamentos para milhões de famílias inscritas no programa levantou dúvidas bastante importantes, inclusive sobre a possibilidade de recebimento de maneira retroativa.

Afinal, o que acontece quando se perdeu o pagamento mesmo com o preenchimento das regras dele? É isso o que você descobre aqui no Guia do Ex-Negativado. Continue a leitura e confira.

Pagamento retroativo do Bolsa Família: Quem tem direito a ele?

O pagamento retroativo é de direito de famílias que tiveram o benefício suspenso para análise pelo pente fino, desde que estejam em situação regular em relação às regras do programa.

A reanálise de informações se fez necessária diante da averiguação de irregularidades nos pagamentos.

Elas foram identificadas especialmente em relação às famílias unipessoais, de uma pessoa só.

Todavia, nem todas as pessoas que recebem individualmente o benefício estão em situação de irregularidade, o que lhes permite o recebimento retroativo do Bolsa Família em relação aos pagamentos suspensos.

Isso ocorre a partir da regularização da inscrição junto ao Centro de Referência de Assistência Social.

Famílias que tiveram o pagamento suspenso receberam notificações para comparecer ao CRAS e regularizar a situação.

Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família?

Quem cumpriu com o prazo de regularização do recebimento do Bolsa Família para famílias unipessoais, que acabou em 16 de junho, deve aguardar a análise das informações prestadas ao CRAS.

Em geral, é comum que ela ocorra dentro de 30 dias. Porém, pode variar de acordo com a localidade.

Desse modo, o melhor é acompanhar o pagamento retroativo do Bolsa Família pelo aplicativo do programa.

Aqui no site você também acompanha tudo que é novidade em relação ao programa do Governo. Estamos atentos para te deixar sempre bem informado.

O que acontece com quem não regularizou as informações do Bolsa Família?

Neste caso a suspensão dos pagamentos se converte em cancelamento do programa.

Ou seja, a família é excluída dele e, para retornar, precisa fazer uma nova inscrição e aguardar na fila do Bolsa Família.

Além disso, quando houver a identificação de recebimento fraudulento dos valores, a suspensão também acompanha a cobrança dos pagamentos recebido indevidamente.

Calendário Bolsa Família julho 2023 já está DEFINIDO; liberação de R$ 850 para alguns

Não perca nenhuma informação sobre o Bolsa Família e outros benefícios sociais e trabalhistas! Para isso, baixe e acesse o App do Guia, o aplicativo gratuito que reúne dicas e notícias que impactam o seu dia a dia.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa