Quem tem direito ao retroativo do Bolsa Família? O bloqueio de pagamentos para milhões de famílias inscritas no programa levantou dúvidas bastante importantes, inclusive sobre a possibilidade de recebimento de maneira retroativa.
Afinal, o que acontece quando se perdeu o pagamento mesmo com o preenchimento das regras dele? É isso o que você descobre aqui no Guia do Ex-Negativado. Continue a leitura e confira.
Pagamento retroativo do Bolsa Família: Quem tem direito a ele?
O pagamento retroativo é de direito de famílias que tiveram o benefício suspenso para análise pelo pente fino, desde que estejam em situação regular em relação às regras do programa.
A reanálise de informações se fez necessária diante da averiguação de irregularidades nos pagamentos.
Elas foram identificadas especialmente em relação às famílias unipessoais, de uma pessoa só.
Todavia, nem todas as pessoas que recebem individualmente o benefício estão em situação de irregularidade, o que lhes permite o recebimento retroativo do Bolsa Família em relação aos pagamentos suspensos.
Isso ocorre a partir da regularização da inscrição junto ao Centro de Referência de Assistência Social.
Famílias que tiveram o pagamento suspenso receberam notificações para comparecer ao CRAS e regularizar a situação.
Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família?
Quem cumpriu com o prazo de regularização do recebimento do Bolsa Família para famílias unipessoais, que acabou em 16 de junho, deve aguardar a análise das informações prestadas ao CRAS.
Em geral, é comum que ela ocorra dentro de 30 dias. Porém, pode variar de acordo com a localidade.
Desse modo, o melhor é acompanhar o pagamento retroativo do Bolsa Família pelo aplicativo do programa.
Aqui no site você também acompanha tudo que é novidade em relação ao programa do Governo. Estamos atentos para te deixar sempre bem informado.
O que acontece com quem não regularizou as informações do Bolsa Família?
Neste caso a suspensão dos pagamentos se converte em cancelamento do programa.
Ou seja, a família é excluída dele e, para retornar, precisa fazer uma nova inscrição e aguardar na fila do Bolsa Família.
Além disso, quando houver a identificação de recebimento fraudulento dos valores, a suspensão também acompanha a cobrança dos pagamentos recebido indevidamente.
Calendário Bolsa Família julho 2023 já está DEFINIDO; liberação de R$ 850 para alguns
Não perca nenhuma informação sobre o Bolsa Família e outros benefícios sociais e trabalhistas! Para isso, baixe e acesse o App do Guia, o aplicativo gratuito que reúne dicas e notícias que impactam o seu dia a dia.