Revisão da vida toda: quem tem direito? Outros além dos aposentados podem pedir; entenda

14/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem tem direito à revisão da vida toda? A decisão do STF já está valendo e pode aumentar sua aposentadoria! Saiba mais!

Publicidade

Quem tem direito à revisão da vida toda? Na última quinta-feira (13) o Supremo Tribunal Federal publicou a decisão sobre o julgamento do tema. Ela impacta os aposentados do INSS, que podem solicitar o recálculo de seus benefícios. Contudo, ela não se aplica a todos que recebem aposentadoria.

Isso acontece porque a revisão, reconhecida pelo STF, torna-se possível justamente em razão do período de contribuições ao INSS. Ainda, tem limitações referentes à data de obtenção da aposentadoria pelo segurado.

Veja hoje, no Guia do Ex-Negativado, quem tem direito à revisão da aposentadoria do INSS. Igualmente, confira como funciona o procedimento para rever os valores do benefício.

Revisão da vida toda: Quem tem direito, afinal?

Conforme a decisão do STF, que ocorreu ainda em dezembro de 2022, mas somente foi publicada agora, de modo que se tornou aplicável a partir deste momento.

De acordo com a Corte, podem requerer a revisão do valor da aposentadoria:

  • Quem contribuía com a Previdência Social antes de julho de 1994;
  • Pessoas que se aposentaram e receberam o primeiro pagamento da aposentadoria nos últimos 10 anos.

Portanto, somente quem se enquadra nos dois requisitos tem direito à revisão da vida toda. Além disso, para que ela seja aprovada, deverá demonstrar que os recolhimentos anteriores a julho de 1994 eram mais altos do que os feitos após esse marco temporal.

O que é a revisão da vida toda?

O tema que passou pela análise e pelo julgamento do Supremo Tribunal Federal no final de 2022 se refere às contribuições do INSS que eram contabilizadas para determinar o valor do benefício dos segurados.

Em razão de uma mudança legal de 1999, as contribuições anteriores a 1994 não eram consideradas no cálculo. Contudo, muitos trabalhadores receberam seus maiores salários (e, portanto, fizeram as contribuições mais altas ao INSS) no período anterior a 1994.

Assim, o que aconteceu foi o reconhecimento, pelo STF, do direito de que os beneficiários utilizassem as contribuições de antes de 1994 para o cálculo de determinação do benefício.

Apenas aposentados têm direito à revisão da vida toda?

Não. Os demais beneficiários do INSS, desde que preencham os requisitos referentes à data de início do benefício e valores de contribuição, poderão requerê-la também.

Precisa pedir a revisão da vida toda?

Sim, pois ela não é automática. Portanto, quem tem direito à revisão da vida toda precisa ajuizar um pedido, perante a Justiça, neste sentido. Junto a ela deve apresentar os extratos de contribuição e o cálculo atualizado do correto valor do benefício.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS, quem tem direito a eles e como solicitá-los no App do Guia! Este é o canal gratuito e completo para quem não quer perder nenhuma novidade ou oportunidade financeira. Por isso, acesse-o já e fique de olho!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça