WhatsApp lança funcionalidade nova que permite pagamento a lojistas diretamente pelo app

14/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Whatsapp lança funcionalidade nova após receber autorização do Banco Central. O objetivo é fortalecer suas linhas de receita.

Publicidade

Whatsapp lança funcionalidade nova – A opção de pagamentos de pessoas para lojistas (P2M) no WhatsApp ficou disponível no aplicativo na última terça-feira (11), após receber a autorização do Banco Central há um mês. Já o processo de implementação será gradual e deverá ser concluído em três meses.

Acredita-se que a popularidade do aplicativo entre pequenos negócios poderá impulsionar a nova solução, além das operações entre pessoas físicas (P2P), que enfrentam forte concorrência do Pix.

O Banco Central autorizou o pagamento via WhatsApp no início de março, após anos de processo.

A nova solução visa impulsionar as operações entre pessoas físicas (P2P) e permitir que pequenas empresas possam receber pagamentos por meio do aplicativo.

Desde a pandemia, a utilização do WhatsApp pelas pequenas empresas cresceu muito, mas a taxa de abandono na hora do pagamento ainda é alta, segundo Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina.

A evolução nos serviços de pagamento do aplicativo passa pela inclusão do Pix no futuro.

Mais detalhes sobre a funcionalidade nova que o Whatsapp lança

Por enquanto, as transações serão processadas por três empresas de maquininhas (Cielo, Rede e Mercado Pago) e aceitarão cartões de débito, crédito e pré-pagos Visa e Mastercard emitidos por 12 instituições financeiras.

O serviço será aberto a mais parceiros em breve. Os usuários precisarão cadastrar uma forma de pagamento e criar um PIN ou reconhecimento biométrico para confirmar as transações.

A disponibilidade do recurso será gradual para as empresas e espera-se que todos os negócios que utilizam o WhatsApp Business possam aderir em alguns meses.

As empresas que desejam receber pagamentos pelo WhatsApp precisarão vincular sua conta a um adquirente selecionado. Os limites de valor e número de transações serão definidos pelos emissores de cada cliente.

Os preços envolvem uma negociação bilateral entre o WhatsApp e as credenciadoras e podem sofrer ajustes após o período inicial de lançamento.

Potencial do novo recurso

A possibilidade de pagamentos pelo WhatsApp gerou grande expectativa no mercado, apesar das barreiras impostas pelo Banco Central.

Agora, participantes do mercado veem um grande potencial na solução, que já possui grande penetração entre os usuários.

Acredita-se que a solução pode ultrapassar as barreiras digitais e ser adotada também nas compras presenciais, além de contribuir para a digitalização de micro e pequenos negócios.

A segurança da solução também é destacada, com a redução de fraudes nas transações tokenizadas.

Com a oferta de diferentes opções de pagamento se tornando cada vez mais importante para os varejistas, espera-se que a solução do WhatsApp possa ser amplamente adotada.

Além disso, a possibilidade de pagar comércios deve atrair mais pessoas físicas para a solução, alavancando também as transações entre pessoas.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça