Call us now:
O RG Digital é uma ferramenta que pode facilitar em muito o seu dia a dia. Com acesso pelo celular, ele permite que você tenha acesso aos seus documentos a qualquer momento, mesmo que tenha esquecido a carteira em casa.
Mas como ele funciona e como usá-lo? Para conferir a resposta para esta e para outras dúvidas comuns, continue lendo e veja hoje, 24 de setembro, tudo sobre o documento digital, aqui no Guia do Ex-Negativado.
O que é RG Digital?
Esse é um documento digital que pode ser acessado pelo celular a qualquer momento. Ele possui a mesma validade que a sua carteira de identidade, podendo ser utilizado em compras e contratações de serviços, assim como para entrar em estabelecimentos.
Portanto, ele não é um novo Registro Geral, mas corresponde ao mesmo que você já tem. A única diferença é que ele possui formato digital e dispensa a apresentação e uso do documento físico.
Quem pode obter o RG no celular?
A princípio, todos os cidadãos brasileiros que possuem RG podem obter a versão digital. Contudo, é importante ressaltar que até o momento poucos estados o colocaram em prática.
Ou seja, caso o seu estado já tenha um aplicativo próprio para o documento de identidade digital, você pode obtê-lo desde logo. Por outro lado, caso ainda não tenha, é necessário aguardar o lançamento do app.
Quais estados já aderiram ao RG Digital?
Confira quais estados já possuem o aplicativo que dá acesso ao documento de identidade digital:
- Alagoas;
- Goiás;
- Pará;
- Paraíba;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo.
Além disso, o Distrito Federal também possui seu próprio aplicativo de RG Digital, de modo que quem teve o documento de identidade lançado na capital brasileira já pode obtê-lo de modo digital.
Passo a passo para obter o RG no celular
Caso você resida em um dos estados que já possui app de RG online, saiba que é possível obtê-lo agora mesmo e passar a utilizá-lo no lugar do documento físico.
O aplicativo para baixá-lo corresponde a “RG Digital” + a sigla do estado. Assim, quem é de Goiás deve procurar o aplicativo terminado em “GO”, enquanto quem é do Distrito Federal deve procurá-lo com final “DF”.
Veja, então, o passo a passo para obter o documento digital:
- Faça o download e a instalação do aplicativo de documento de identidade digital;
- Logo depois, clique na opção para adicionar RG;
- Então, use a câmera do celular para escanear o QR Code presente no verso do RG impresso;
- Em seguida, faça o reconhecimento facial;
- Crie uma senha e finalize o processo.
Novo RG x RG Digital
Por fim, cabe ressaltar que o acesso ao RG pelo aplicativo não se confunde com o novo RG, que é uma simplificação que entrará em vigor em 2023 e passará a ser obrigatório a partir de 2032.
A partir de então, o documento de identidade se baseará no CPF, e não mais no Registro Geral. Afinal, enquanto o primeiro é único em todo o território nacional, o segundo pode ser obtido em cada estado, sempre com números diferentes.