Roubo e furto de água estão mais comuns no mundo (situação pode ficar caótica no futuro)

Roubo e furto de água – A crise climática tem gerado profundas mudanças em nosso dia a dia. A escassez de água é um dos problemas gerados pela crise. Nesse contexto, tem se tornado cada vez mais comum o roubo e furto de água.

No México, na cidade de Monterrey, fiscais de recursos hídricos passaram a sair juntamente com a polícia em razão de outros fiscais já terem sido apedrejados e cercados, com até mesmo um dos fiscais sendo tomado como refém.

Uma seca ocorrida no ano passado no México agravou a situação. Erika Flores, fiscal ambiental da cidade de Monterrey viu a situação se agravar após a referida seca, tornando o seu trabalho de fiscalização de roubo de recursos hídricos cada vez mais perigoso.

Contudo, o problema do roubo de água não está restrito ao México. Lagoas em parques nacionais na Espanha e fazendas no Chile já foram ameaçadas. Na Califórnia, o roubo de água ocorre principalmente para suprir a produção irregular de maconha.

Roubo e furto de água: cenário preocupante

Os dados são alarmantes. De acordo com um estudo da UNICEF, até 4 bilhões de pessoas no planeta Terra já sofrem com a falta d’água ao menos uma vez no ano.

O relatório mais recente da ONU também indica que a falta de recursos hídricos irá reduzir em torno de 6% do PIB de alguns países até 2050.

Essa situação colocará muitas pessoas em situação de insegurança alimentar, além de levar à falta de eletricidade.

Situação também ocorre no país

O Brasil também não se encontra fora desse cenário. O ex-prefeito do município de Salgueiro, em Pernambuco, Clebel de Souza Cordeiro, foi condenado em razão do furto de recursos hídricos durante a transposição do Rio São Francisco.

A situação prejudicou milhões de moradores do Nordeste, região bastante afetada pela seca e que tem no rio São Francisco sua principal fonte de água para irrigação.

Embora o TRF5 tenha ampliado a pena dada na sentença para o ex-prefeito, esta acabou sendo substituída pela prestação de serviços comunitários, além de multa.

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência. 

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis!  

Deixe um comentário